Caças da Marinha Brasileira realizaram nesse domingo, dia 19 de maio, realizaram uma série de operações áreas durante a fase de mar da Operação “Southern Seas – 2024”, em conjunto com a Força-Tarefa dos Estados Unidos (EUA).
As aeronaves de asa fixa AF-1 “Skyhawk” da Marinha do Brasil (MB) que pertencem ao Esquadrão VF-1, realizaram aproximações para pouso, seguidas de arremetidas, no Porta-Aviões USS “George Washington” da Marinha dos EUA.
Além das aeronaves brasileiras, os caças F-35 “Lighting II” e F/A-18 E/F “Super Hornet”, componentes da ala aérea do Porta-Aviões norte-americano, também realizaram demonstrações aéreas.
Os exercícios, realizados na costa brasileira entre o litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, tem o objetivo de testar e aprimorar a interoperabilidade da MB com a USN e a Guarda Costeira dos EUA (USCG).
“A capacidade de realizar operações aéreas embarcadas com aeronaves de interceptação e ataque não só mantém viva a chama da aviação de caça na Marinha, mas também abre portas para futuras oportunidades de cooperação e treinamento conjunto com a Marinha dos Estados Unidos”, disse o Comandante do VF-1, Capitão de Fragata Manoel Andrade Junior. Segundo ele, o evento é um marco significativo na história do Esquadrão.
Confira o vídeo a seguir:
https://www.youtube.com/watch?v=nDdBo2xpAqI&t=1s