A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Agência Espacial Brasileira (AEB) apresentaram diferentes projetos frutos de pesquisas no setor aeroespacial durante a 4º edição SpaceBr Show em São Paulo (SP).
A maior feira da América Latina no ramo da tecnologia espacial aconteceu entre os dias 21 e 23 de maio. O evento reuniu especialistas de diversas áreas ligadas a essa tecnologia a fim de debater tendências e oportunidades regionais e globais que afetam toda a cadeia produtiva do setor espacial.
Participaram da feira empresas privadas, governo, universidades, institutos de pesquisa, startups, investidores e usuários das soluções que vêm do espaço.
FAB trouxe satélites e projetos estratégicos
A FAB, referência no setor aeroespacial mundial, levou para a SpaceBR Show seus principais projetos estratégicos, como os vetores VSB-30, VS-30 bem como os satélites ITASAT-2 e SPORT.
“O mais importante que eu vejo é que de um ano para outro a evolução foi muito grande na área espacial. Isso mostra que nós, militares ligados à parte espacial, temos muito a construir com a sociedade civil, com a indústria nacional, principalmente nessa relação da tríplice hélice: o governo, a academia e a indústria”, disse o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.
Projeto Artemis desenvolve “horta” na lua
Outro projeto apresentado pelo setor de pesquisas espaciais brasileiro é o de cultivo de alimentos na Lua.
De acordo com a Agência Brasil, essa é a contribuição do país para o Projeto Artemis, desenvolvido pela NASA e que conta com a participação de 39 países.
A ideia da NASA com o projeto é montar uma base permanente na superfície da lua, para que, a partir dali, possa ser possível enviar missões tripuladas para Marte.
“O Brasil está tentando contribuir em algo em que tem um protagonismo internacional muito grande, que é a agricultura”, disse o presidente Agência Espacial Brasileira, Marco Antonio Chamon.
As novas tecnologias devem ser desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).