O Aeroporto Salgado Filho, fechado há cerca de um mês por conta das fortes chuvas que atingiram o estado do Rio Grande do Sul, deve reabrir somente em dezembro, segundo informou o ministro da reconstrução do RS, Paulo Pimenta.
Em entrevista ao Programa Raio X nessa segunda-feira, dia 03 de junho, o ministro disse ainda que a situação do aeroporto é muito grave e, por isso, não há previsão de reabertura antes do natal.
“A administração do aeroporto informou que todos os equipamentos de navegação e sinalização vão precisar ser recomprados. Se o pedido fosse feito hoje, por exemplo, apenas daqui quatro meses que iríamos receber. Além disso, esse pedido só pode ser feito depois de concluída a sondagem de estragos e esse serviço vai levar 45 dias. Fora todo o tempo de instalação e testagem… Então eu acho que não reabre antes de dezembro. Eu acho que a gente tinha que ter um objetivo, como por exemplo fazer funcionar até o natal”, disse o ministro.
Desde a data do fechamento, em 3 de maio, mais de 600 mil passageiros deixaram de embarcar nos 5,4 mil voos previstos.
Limpeza já começou
A limpeza do aeroporto já teve inicio. A Fraport, administrado do aeroporto, está concentrando o trabalho de limpeza e avaliação dos danos em todas as estruturas do complexo.
Cerca de 4 mil funcionários estão atuando no local. O aeroporto está tomado por mato, lixo e lama desde a pista de pouso até a área das bagagens.
A ANAC realizou uma vistoria no aeroporto nessa segunda-feira e constatou a necessidade de reformas na pista, onde, inclusive, é possível notar o asfalto esfarelando.
“O caminho critico é a pista. Visualmente pode parecer que está tudo bem. Podemos limpar e começar. Infelizmente temos que passar por um programa de sondagens e testes de 45 dias, para entender [o impacto do alagamento]”, disse Andreea Pal, CEO da Fraport Brasil ao G1.