A Força Aérea Argentina (FAA) realizou um feito histórico nesse último sábado, dia 01 de junho.
A aeronave modelo SAAB-340 foi a primeira a pousar na pista recém construída na região da base Petrel, na Antártida.
“Este é o primeiro pouso na história na Base Antártica Petrel. A Força Aérea Argentina, através do sistema de armas SAAB-340, inaugurou a recentemente construída pista de pouso nesta unidade”, informou a FAA em post na rede X (antigo Twitter).
Ainda de acordo com nota divulgada pela AFA, a missão contou com muito treinamento e planejamento.
“O sucesso da missão é resultado de um planejamento meticuloso e um treinamento rigoroso, apoiado pela vasta experiência do pessoal de nossa instituição“, disse a AFA.
Base de Petrel pertence à Argentina
Fundada pela Marinha Argentina na década de 50, a Base Petrel ou Base Antártica Petrel funciona como uma estação científica na Antártida, localizada sobre rochas a cerca de 18 metros acima do mar, na base do glaciar Rosamaría.
A base funcionou de forma permanente até 1978. Em 1974, após um incêndio, a base se tornou transitória.
Em 2013, contudo, o governo argentino ativou os planos para restaurar o papel original da base e converte-la em um polo logístico multimodal.
Já em 2021, foi anunciado um plano para reativar a Base Petrel de modo permanente, com a inclusão de duas pistas de pouso, uma de 1.800 metros e a outra de 1.300 metros. Na ocasião foram investidos cerca de 400 milhões de pesos argentinos no projeto.