O presidente Lula voltou a defender a construção de uma proposta junto com os Estados para combater o crime organizado no país.
Em entrevista à TV Centro América (afiliada da TV Globo em Mato Grosso) nesta terça-feira, 30 de julho, o presidente explicou que pretende reunir todos os 27 governadores e alinhar formas de combater a criminalidade, como narcotráfico, contrabando de armas e garimpo ilegal.
A entrevista está disponível na íntegra no site do governo.
De acordo com o presidente, essa reunião é importante pra pactuar qual é o papel do governo federal e o papel de cada uma das Unidades da Federação.
“Onde é que vai entrar as Forças Armadas, onde é que vai entrar a Polícia Nacional, onde é que vai entrar a Polícia Federal? Porque tudo tem que ser combinado. Porque a Polícia Federal não pode entrar no estado para resolver um crime estadual”.
Lula também disse que vai convocar uma reunião do Ministério da Justiça com ministros que já governaram Estados brasileiros.
No dia 16 o petista já havia anunciado que iria discutir a chamada PEC da Segurança Pública com todos os governadores. A iniciativa altera a Constituição para aumentar as áreas de atuação das Polícias Federal e Rodoviária Federal contra facções criminosas, máfia do jogo do bicho e milícias.
Ele defende que a segurança é mais estadual do que federal. A PEC é vista com receio por governadores e parlamentares.