A aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), pousou em uma escala breve em Portugal na manhã desta quarta-feira, 02, antes de seguir até a cidade de Beirute, no Líbano, onde deverá acolher cerca de 220 brasileiros que estão sob ameaça dos ataques israelenses.
Batizada de Operação “Raízes do Cedro”, a operação deve retornar ao Brasil em breve, mas sem data e hora marcada. Isso porque, de acordo com a FAB, a viagem de volta estará “condicionada a coordenações e protocolos adicionais”.
O avião decolou da Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ), nesta quarta-feira. “A tripulação será composta, além dos tripulantes operacionais da aeronave, por militares da área de saúde (médico, enfermeiro, psicólogo), que estarão prontos para prestar o apoio necessário durante a missão”, informou a FAB em nota.
A segurança dos brasileiros no Líbano tem sido alvo de preocupação, especialmente depois do atentado que culminou na morte de um jovem brasileiro de apenas 15 anos, Ali Kamal Abdallah, natural de Foz do Iguaçu, no Paraná. Ele e o pai, Kamal Hussein Abdallah, de 64 anos (libanês com nacionalidade paraguaia) morreram durante ataque israelense sobre a cidade de Kelya, no Vale do Bekaa.
Estima-se que cerca de 22 mil brasileiros estão nessa região do Vale do Bekaa, local que concentra o maior número de brasileiros de todo o Oriente Médio.
Embaixada recebe doações e atualiza cadastros
A Embaixada brasileira em Beirute está atualizando o cadastro de quem vive no Líbano, sejam turistas ou residentes, e que deseja receber ajuda do governo brasileiro.
O governo federal mantem as recomendações para que brasileiros não viajem ao Líbano e que aqueles que puderem deixem o país por meios próprios.
Informações e contato
A Embaixada do Brasil no Líbano divulgou telefones para que os brasileiros possam obter informações. Para isso, devem ser enviadas mensagens via Whatsapp aos números dos telefones de plantão (961 70 200 505 e 961 70 108 374) para que a demanda seja atendida assim que possível. Também foi listado o plantão consular do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (55 61 98260-0610).
Em São Paulo, o consulado do Líbano divulgou dados bancários para arrecadação de doações destinadas a compra de medicamentos para a população das áreas atingidas. Os depósitos podem ser feitos no Banco do Brasil – agência 8258-9 e conta 875-3. Para opção de Pix a chave é o CNPJ 47.889.676/0001-41.