Cristãos de todo o planeta mantém os olhos voltados para o Oriente Médio. A bíblia sagrada, em trechos contidos no livro de Ezequiel, mencionam uma coalizão de nações aliadas contra os judeus que ocorreria nos últimos momentos da humanidade como a conhecemos.
365 dias de guerra em Israel
Pode-se de fato observar que os conflitos envolvendo Israel e grupos terroristas palestinos, como a guerra contra o Hamas – que completa um ano em 10 de outubro – e as tensões com o Irã, que recentemente lançou mísseis contra Israel, têm despertado interpretações de que esses eventos poderiam estar ligados às profecias bíblicas. Segundo o livro de Apocalipse e outras passagens proféticas contidas na Torá e na Bíblia Cristã, Israel tem um papel central nos eventos do fim dos tempos, incluindo uma guerra final na região, como mencionado no conceito do Armagedom.
Atualmente, Israel se encontra em um conflito contra o Hamas, um grupo terrorista palestino que controla a Faixa de Gaza, com uma escalada significativa de ataques nos últimos meses e ensaios de apoiamento de nações islâmicas ao redor. O lançamento de mísseis pelo Irã contra Israel aumenta muito as tensões e inegavelmente significa uma ampliação do conflito.
Não se sabe se os EUA, aliado histórico dos israelenses, vai de alguma forma fazer parte diretamente de uma possível guerra contra o irã, o que certamente ampliaria o conflito para um outro nível, provocando com toda a certeza reações advindas da China e Rússia.
As passagens bíblicas chamam a atenção para uma coalizão de nações contra Israel
Para alguns cristãos, essa guerra contínua e a intervenção de nações como o Irã podem se alinhar com passagens como Ezequiel 38-39, que descrevem uma coalizão de nações vindo contra Israel nos últimos dias. As declarações do primeiro ministro israelense deixam claro que o país não pretende recuar e – portanto – o que se espera é que as tensões aumentem.
Em Ezequiel 38:15-16, vemos uma profecia sobre uma grande invasão a Israel: “Virás do teu lugar, dos lados do norte, tu e muitos povos contigo, montados a cavalo, uma grande companhia, e um exército numeroso. E subirás contra o meu povo de Israel como uma nuvem”. Essa visão pode ser associada às ameaças crescentes que Israel enfrenta hoje de seus inimigos regionais, como o Irã, que é conhecido por financiar e apoiar grupos armados que operam contra o Estado de Israel.
O livro de Apocalipse menciona ainda que a coalizão contra Israel seria derrotada por uma intervenção divina. Com a intensificação dos conflitos atuais, algumas denominações já enxergam associações com a passagem da guerra “contra todas as nações” descrita no livro do profeta Zacarias.
“Ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém […] Então o Senhor sairá e pelejará contra essas nações, como pelejou no dia da batalha” (Zacarias 14:2-3)
Outra menção muito importante encontrada na Bíblia Cristã diz respeito a um grande líder que conseguiria com o uso de sua influência implementar a paz no Oriente Médio e com isso acabaria ganhando grande status a nível mundial, a ponto de ter autoridade sobre outras nações e chefes de estado de todo o planeta.
Apocalipse 13:7-8 descreve o esse líder: “… E deu-se-lhe autoridade sobre toda tribo, língua e nação. E todos os que habitam sobre a terra o adorarão”.
Israel é conhecido como o “relógio de Deus” que define momentos importantes da história da humanidade, por cristãos de todo o planeta.