RSM - Revista Sociedade Militar
  • Página Inicial
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Concursos e Cursos
  • Gente e Cultura
RSM - Revista Sociedade Militar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Setores Estratégicos Economia

Liberado novo investimento de R$ 3,6 bilhões para conclusão da Transnordestina: a obra de construção da ferrovia de mais de 1,2 mil km que promete gerar 90 mil empregos no Nordeste

Construção da Ferrovia Transnordestina: o maior investimento em projeto ferroviário do Brasil promete gerar 90 mil empregos e acrescentar R$ 7 bilhões ao PIB, revolucionando a economia do Nordeste

por Thaís Souza
25/11/2024
A A

A ferrovia Transnordestina, uma das obras de infraestrutura mais aguardadas e que promete gerar mias de 90 empregos no Nordeste, acaba de receber um aporte significativo de R$ 3,6 bilhões. Esse investimento permitirá que a construção avance para sua fase final, com potencial de transformar a logística regional e impulsionar o desenvolvimento econômico nos estados do Ceará, Piauí e Pernambuco. Estima-se que, a partir do primeiro ano de operação, a ferrovia agregue R$ 7 bilhões ao Produto Interno Bruto (PIB) da região anualmente.

Governo Federal investe R$ 3,6 bilhões para acelerar a conclusão da maior ferrovia do Nordeste

O novo aporte financeiro foi viabilizado graças a uma articulação coordenada entre o Governo Federal, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), a Casa Civil e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A concessionária Transnordestina Logística (TLSA) foi autorizada a acessar os recursos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) após aprovação em reunião da Diretoria Colegiada da Sudene, realizada no dia 4 de novembro.

Os desembolsos acontecerão de forma escalonada: serão liberados R$ 1 bilhão por ano entre 2024 e 2026, além de um adicional de R$ 600 milhões em 2027. Esse cronograma garante a conclusão da fase I da ferrovia, que conecta Paes Landim, no Piauí, ao Porto de Pecém, no Ceará, em um trecho de 1.061 km. Atualmente, essa etapa está 70% concluída, segundo a TLSA.

Transnordestina: A ferrovia que promete revolucionar a economia e logística no Nordeste

Com 1.206 km de extensão total, a Transnordestina é a maior obra linear em andamento no Brasil. Sua construção interliga 53 municípios e tem como meta dinamizar a economia nordestina, oferecendo uma logística eficiente para o escoamento de produtos locais até mercados globais. O secretário Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros, Eduardo Tavares, destacou o impacto estratégico da ferrovia para a região:

“O Governo Federal está investindo R$ 3,6 bilhões para que o Brasil deixe de perder, a cada ano, R$ 7 bilhões no PIB em uma das áreas mais vulneráveis do país, o semiárido. Esse é um investimento que trará retorno direto para o desenvolvimento do Nordeste”, explicou.

Além disso, Tavares enfatizou que a ferrovia será um vetor de transformação para o setor produtivo local. O transporte mais econômico possibilitará iniciativas como a implementação de perímetros irrigados, antes inviáveis devido aos altos custos logísticos.

90 mil empregos e acréscimo anual de R$ 52 milhões em arrecadação, enquanto o ICMS promete somar R$ 126 milhões anuais já no primeiro ano de operação

A conclusão das obras da Transnordestina também trará impacto positivo para o mercado de trabalho e a arrecadação fiscal na região. Uma pesquisa realizada por consultoria contratada pela TLSA revelou que, ao longo dos 30 anos de concessão, até 2057, a ferrovia gerará cerca de 90 mil empregos diretos e indiretos.

Do ponto de vista tributário, os 53 municípios atendidos pela ferrovia terão um acréscimo anual de R$ 52 milhões em arrecadação, enquanto o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) deverá somar R$ 126 milhões anuais já no primeiro ano de operação.

“Além de promover um ambiente mais favorável para negócios e agricultura familiar, a ferrovia possibilitará uma redistribuição mais equitativa da arrecadação, fortalecendo as finanças municipais e estaduais”, explicou Tavares.

Investimento bilionário no projeto ambicioso reforça a viabilidade e segurança financeira da Transnordestina

O novo investimento de R$ 3,6 bilhões faz parte de um pacote maior, que totaliza R$ 7 bilhões necessários para a entrega completa da obra. O orçamento atual da Transnordestina chega a R$ 15 bilhões, sendo que R$ 8 bilhões já foram aplicados.

A Secretaria Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros (SNFI) desempenhou papel crucial na reestruturação financeira do projeto, que agora avança com maior previsibilidade e segurança para sua conclusão.

Primeiros carregamentos da Transnordestina em 2025: Conectando sertão, litoral e cerrado

Os primeiros carregamentos comissionados pela ferrovia estão previstos para 2025, conectando os lotes entre Paes Landim (PI) e Iguatu, na região central do Ceará. Trechos intermediários como Acopiara, Piquet Carneiro, Quixeramobim e Quixadá, com 150 km de extensão, já estão em construção e empregam atualmente 2,5 mil trabalhadores.

A integração proporcionada pela ferrovia irá conectar o litoral, o sertão e o cerrado, promovendo maior competitividade para os produtos agrícolas da região e criando oportunidades inéditas para o desenvolvimento local.

Transnordestina: O novo eixo da logística nacional que impulsionará o Nordeste no mercado global

A Transnordestina se consolidará como um dos eixos centrais da logística nacional, especialmente para o transporte de commodities como grãos e minérios, que agora poderão ser escoados de forma ágil para o Porto de Pecém. Essa nova dinâmica trará redução de custos e permitirá que o Nordeste ganhe destaque no comércio exterior.

“O Nordeste tem uma oportunidade única de alinhar sua vocação agrícola e industrial a uma infraestrutura de transporte moderna. Isso terá reflexos diretos na competitividade da produção regional, ampliando horizontes para exportação e geração de emprego”, concluiu Tavares.

Com a finalização da ferrovia, espera-se que o Nordeste entre em uma nova fase de crescimento econômico e social, alavancada por um sistema logístico capaz de atender tanto ao mercado interno quanto às demandas globais.

Comentários após os anúncios
Ver Comentários

Artigos recentes

  • As vantagens de ser um dos 19 aliados preferenciais dos EUA: militares brasileiros entre os 19 países extra-OTAN com privilégios para as Forças Armadas 23/05/2025
  • Após chacotas sobre pintar meio-fio, militares do Exército assumem de fato manutenção de praça municipal em Belém do Pará 23/05/2025
  • Troca de 780 prisioneiros de guerra entre Rússia e Ucrânia chama a atenção do mundo: acordo foi fechado após reunião em Istambul, mesmo com ataques e sem previsão de cessar-fogo 23/05/2025
  • Vale a pena fazer o concurso da Polícia Federal? Inscrições começam nesta segunda-feira! 23/05/2025
  • Saiu concurso para o Tribunal de Contas da União (TCU): vagas de nível médio com salário que passa de R$ 15 mil 23/05/2025
  • Mais de 13 mil militares da reserva prestam serviço às Forças Armadas como PTTC: 117 oficiais generais foram reempregados 23/05/2025
  • Pressão no orçamento: PEC obriga Brasil a investir pesado nas Forças Armadas 23/05/2025
  • Mais uma chance: concurso Administrativo da Polícia Federal reabre inscrições! Nível médio com salário acima de R$ 7 mil 23/05/2025
  • Almirante Olsen é obrigado a explicar no STF se houve plano de golpe nas Forças Armadas 23/05/2025
  • Exército, Marinha e FAB ocupam 510 mil km² da Amazônia para proteger fronteiras e combater crimes 23/05/2025
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade e Cookies
- Informações sobre artigos, denúncias, e erros: WhatsApp 21 96455 7653 não atendemos ligação.(Só whatsapp / texto) - Contato comercial/publicidade/urgências: 21 98106 2723 e comercial@sociedademilitar.com.br
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Conteúdo Membros
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Concursos e Cursos
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Gente e Cultura
  • Autores
    • Editor / Robson
    • JB REIS
    • Jefferson
    • Raquel D´Ornellas
    • Rafael Cavacchini
    • Anna Munhoz
    • Campos
    • Sérvulo Pimentel
    • Noel Budeguer
    • Rodrigues
    • Colaboradores
  • Sobre nós
  • Anuncie
  • Contato
  • Entrar

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.