No dia 6 de dezembro, as forças armadas da Dinamarca e a Suécia celebraram contratos individuais que somam USD 2,5 bilhões com a BAE Systems (cerca de R$ 15,2 bilhões, se convertido para cotação atual). Esses contratos visam a aquisição de novos veículos militar de combate de infantaria (IFVs) CV90. Os anúncios foram feitos, respectivamente, pela BAE Systems, pelo Ministério da Defesa Dinamarquês (DALO) e pela Administração Sueca de Material de Defesa (FMV). Este acordo faz parte de um novo contrato-quadro que envolve a compra dos IFVs CV9035 MkIIIC.
Veja também:
- Força Aérea da Noruega envia centenas de militares do Exército, caças F-35 e poderoso sistema de defesa aérea NASAMS para fortalecer e garantir o suporte logístico à Ucrânia
- Moscou se transforma em um alvo acessível: as Forças Armadas da Ucrânia recebem seu primeiro míssil de cruzeiro ‘Hell’, capaz de atingir o coração da Rússia
- Força Aérea russa intercepta bombardeiros estratégicos B-52H dos Estados Unidos no espaço aéreo europeu
Dinamarca e Suécia fortalecem Forças Armadas
Tommy Gustafsson-Rask, diretor administrativo da BAE Systems Hägglunds, comentou sobre o progresso do contrato em uma entrevista à Janes. Ele revelou que finalizaram um contrato inicial em maio, assinado com o Brigadeiro-General Jonas Lotsne, diretor de Sistemas Terrestres da FMV.
A Dinamarca está fortalecendo sua forças armadas adquirindo 115 CV9035 MkIIICs, enquanto a Suécia fará a compra de 50 unidades. Esses contratos incluem peças de reposição, suporte, logística e treinamento.
Há um adicional interessante. Os contratos também preveem a doação de mais veículos CV90s aos esforços de apoio à Ucrânia, embora Gustafsson-Rask tenha se negado a informar quantos veículos estão incluídos nesta doação.
Modernização do Exército da Dinamarca, adquire 115 novos IFVs para fortalecer defesa nacional
O Major General Peter Boysen, chefe do Exército Real Dinamarquês, destacou a importância dos novos IFVs, chamando-os de “um componente essencial da brigada pesada que estamos construindo atualmente.” Ele explicou que “os 115 novos veículos aumentarão significativamente a contribuição da Dinamarca para a segurança coletiva e operações internacionais. Com os 44 veículos existentes, teremos um total de 159 veículos.” Gustafsson-Rask confirmou que esse número será suficiente para mecanizar completamente a 1ª Brigada do exército dinamarquês, que atualmente utiliza veículos com rodas Piranha 5 e Eagle V 4×4, conforme reportado pela Janes World Armies.
Tanto a Dinamarca quanto a Suécia demonstram um compromisso sério com a modernização de suas forças armadas e a otimização da defesa militar, refletindo uma resposta estratégica às crescentes demandas de segurança na região. O impacto dessas aquisições será certamente sentido em operações futuras que envolvem segurança coletiva.