Posicionado no Quadrângulo Histórico da sede do V Exército, atual Army North, o monumento simboliza principalmente sacrifícios, superações e a irmandade entre os dois exércitos. Durante a Segunda Guerra, o V Exército dos EUA incorporou a 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária Brasileira, composta por cerca de 25 mil militares do Brasil, que lutaram lado a lado contra as tropas nazistas na Campanha da Itália.
A cerimônia foi conduzida pelo General de Divisão Allan M. Pepin, Comandante do Army North. Além disso, contou com a presença de figuras de peso, como a Embaixadora do Brasil nos EUA, Maria Luiza Ribeiro Viotti, e o General de Exército Eduardo Antônio Fernandes, Conselheiro Militar do Brasil junto à ONU.
Um dos momentos mais emocionantes foi a homenagem ao Dr. Eduardo Viotti, filho do 1º Tenente Viotti, combatente da FEB no 11º Regimento de Infantaria (RI). Seu pai esteve na linha de frente durante a Tomada de Monte Castelo, um dos combates mais difíceis da FEB na Itália.
De acordo com Viotti, “este evento não é apenas uma homenagem, mas um lembrete de que o Brasil lutou e sangrou ao lado dos Aliados pela liberdade do mundo”.