RSM - Revista Sociedade Militar
  • AO VIVO
  • Página Inicial
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Concursos e Cursos
  • Gente e Cultura
RSM - Revista Sociedade Militar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Notícias e Atualidades

Após liberar Débora dos Santos para prisão domiciliar, STF nega o mesmo direito para os outros presos pelo 8 de janeiro

STF nega extensão de prisão domiciliar para presos do 8 de janeiro. Ministro Zanin rejeita HC com base na Súmula 606. Saiba mais sobre a decisão e os limites da medida.

por JB Reis
04/04/2025
A A
STF nega extensão de prisão domiciliar para presos do 8 de janeiro. Ministro Zanin rejeita HC com base na Súmula 606. Saiba mais sobre a decisão e os limites da medida.

Estátua pichada por Débora Rodrigues dos Santos. Foto: Agência Brasil

A Revista Sociedade Militar publicou recentemente um artigo sobre o curioso paralelo entre o caso da cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, presa no inquérito dos atos relativos ao 8 de janeiro e da poetisa baiana Jacinta Velloso Passos. Ambas as mulheres, separadas por décadas no tempo e por ideologias opostas, tiveram aproximadamente o mesmo destino. As duas foram presas após terem pichado patrimônio público. Hoje, uma notícia publicada pelo STF, sinaliza que a polêmica que envolve a prisão de Débora Rodrigues dos Santos está longe de terminar. 

O deputado federal Luciano Lorenzini Zucco pediu via Habeas Corpus (HC 254397) a concessão de prisão domiciliar aos presos que ainda aguardam julgamento pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou o pedido do congressista.

Quem teria direito à prisão domiciliar conforme o pedido?

Em seu HC, o parlamentar pedia a extensão da decisão do ministro Alexandre de Moraes de converter a prisão preventiva de Débora Rodrigues dos Santos em prisão domiciliar a todos os réus, cujas ações penais ainda não foram julgadas e que se enquadrem nas hipóteses do artigo 318 do Código de Processo Penal.

Os excludentes contemplados pela legislação penal são:

  • ser maior de 80 anos,
  • estar extremamente debilitado por motivo de doença grave,
  • ser responsável imprescindível pelos cuidados de criança menor de seis anos ou com deficiência,
  • estar gestante,
  • ser mulher com filho de até 12 anos anos ou homem, caso seja o único responsável pelos cuidados de filho dessa faixa etária.

Aos já condenados, o deputado pedia a extensão do regime domiciliar concedido por Moraes a Jaime Junkes.

Casos individuais de prisão domiciliar (Débora e Junkes)

Junkes é um dos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Junkes é portador de câncer e sofreu infarto há pouco tempo. No último sábado (29) ele teve sua prisão convertida em prisão domiciliar.

Jaime Junkes passará a cumprir a pena de 14 anos em casa e usará tornozeleira eletrônica.

A decisão de Zanin, que negou a extensão da decisão do ministro Alexandre de Moraes de converter a prisão preventiva de Débora Rodrigues dos Santos é processual, sem análise de mérito.

Ela segue a jurisprudência consolidada do STF de que não é possível o recebimento de habeas corpus contra atos de órgão colegiado ou de qualquer ministro da Corte.

Aplicação da Súmula 606: entenda o óbice legal

Ao negar o pedido, o ministro Zanin aplicou entendimento consolidado do STF (Súmula 606) e reafirmado pelo Plenário da impossibilidade da recebimento de habeas corpus contra ato de órgão colegiado da Corte ou de qualquer ministro.

No caso de Débora Rodrigues, a medida foi concedida pelo próprio relator da ação penal a que ela responde, e especificamente no seu caso.

Ver Comentários

Artigos recentes

  • “Sentado! Um, dois! De pé! Um, dois!” Projeto de lei propõe punir com prisão humilhações e ordens abusivas nas Forças Armadas brasileiras 10/05/2025
  • Honda e os veículos conceito que anteciparam o futuro da mobilidade robusta e inteligente: tecnologia, design extremo e IA embarcada que inspiram o mundo 10/05/2025
  • Segurança pública da China revoluciona o patrulhamento com robô RT-G equipado com IA e câmeras 360°, capaz de operar em terra e água com resistência de 4 toneladas 10/05/2025
  • Concurso TCU 2025: 60 vagas autorizadas para ensino médio e superior, com salários de até R$ 37 mil 10/05/2025
  • Nova moto barata da Honda é registrada no Brasil e promete chegar ao mercado por R$ 8 mil, injeção eletrônica, 10 anos de garantia e fazendo o impressionante 55 km/l 10/05/2025
  • Oficial médica é expulsa do Exército: STM, rigoroso, declarada indignidade para ser militar 10/05/2025
  • Concurso do Exército abre vagas para profissionais de saúde, técnicos e religiosos — com salários e aposentadoria integral 10/05/2025
  • Enquanto a Marinha, o Exército e a Aeronáutica reverenciavam os heróis brasileiros da FEB com cerimônias militares, Lula ‘marcha’ com Putin e Maduro em Moscou 09/05/2025
  • O território do Brasil que pode ser controlado pelos EUA — Segundo portal de notícias, tratados da Segunda Guerra justificariam o ato 09/05/2025
  • Tecnologia da Força Aérea promete tornar Gripen brasileiro um dos caças mais avançados do mundo: uma lenda indetectável, capaz de confundir os radares dos inimigos com alvos fantasmas 09/05/2025
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade e Cookies
- Informações sobre artigos, denúncias, e erros: WhatsApp 21 96455 7653 não atendemos ligação.(Só whatsapp / texto) - Contato comercial/publicidade/urgências: 21 98106 2723 e [email protected]
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Conteúdo Membros
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Concursos e Cursos
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Gente e Cultura
  • Autores
    • Editor / Robson
    • JB REIS
    • Jefferson
    • Raquel D´Ornellas
    • Rafael Cavacchini
    • Anna Munhoz
    • Campos
    • Sérvulo Pimentel
    • Noel Budeguer
    • Rodrigues
    • Colaboradores
  • Sobre nós
  • Anuncie
  • Contato
  • Entrar

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.