Com a “benção” de 3 almirantes, Marinha inaugura sua nova rádio FM: sistema de transmissão conta com 7 estações espalhadas pelo Brasil
Cerimônia da Bandeira, presença de três almirantes e estreia da Rádio Marinha FM marcaram domingo na Praça dos Três Poderes
No último domingo (8), três dias antes da data magna da Marinha do Brasil, que é em 11 de junho, a Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), foi palco de uma cerimônia cívica. Durante a tradicional substituição da Bandeira Nacional, que é revezada mês a mês com Exército e Força Aérea, a Marinha do Brasil oficializou o lançamento da Rádio Marinha FM em Brasília.
O evento foi conduzido por três oficiais-generais da Marinha do Brasil, com destaque para o Almirante de Esquadra Arthur Fernando Bettega Corrêa, Chefe do Estado-Maior da Armada.
A solenidade de substituição da Bandeira, que ocorre no primeiro domingo de cada mês, é uma das mais emblemáticas expressões do civismo nacional, reunindo as Forças Armadas e instituições do Distrito Federal na guarda do maior símbolo nacional. A bandeira hasteada tem 286 metros quadrados e 90 quilos, tremula em um mastro de 100 metros de altura.
A Marinha organizou um desfile militar com participação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, da Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília e da Guarda de Honra, composta por marinheiros e fuzileiros navais. O evento ainda teve a participação de alunos do Colégio Militar de Brasília e do grupo Escoteiro do Mar Corsários do Cerrado.
O lançamento da Rádio Marinha FM
O grande marco de inovação na manhã foi o lançamento da Rádio Marinha FM 95,7 MHz em Brasília. A força operava a transmissão somente como web rádio e a emissora agora integra uma rede de sete estações FM em operação em cidades estratégicas: São Pedro da Aldeia (RJ), Corumbá (MS), Natal (RN), Rio Grande (RS), Manaus (AM), Belém (PA) e, agora, Brasília.
Segundo informado pelo Comando da Marinha, com sede no Comando do 7º Distrito Naval, a rádio FM da Marinha do Brasil amplia a presença institucional da Marinha na comunicação pública, oferecendo uma programação que mescla música, informações de utilidade pública, conteúdos educativos e campanhas voltadas ao público alvo da Força.
Transmissões com foco temático
As transmissões em outras regiões do país possuem foco temático: no Norte e Centro-Oeste, a rádio atende populações ribeirinhas; no Nordeste, alerta pescadores sobre segurança no mar; e no Sul, divulga boletins meteorológicos essenciais para navegadores. Em São Pedro da Aldeia, base da Aviação Naval, a programação educativa reforça a prevenção de acidentes com balões e pipas.
Além das sete estações já ativas, a Marinha prepara a instalação de novas emissoras em Salvador (BA) e Florianópolis (SC), ampliando ainda mais sua capacidade de alcance.