VERBAS APROPRIADAS PARA O ACOMPANHAMENTO DA SAÚDE INTEGRAL DE IDOSOS MILITARES E FAMILIARES
VERBAS APROPRIADAS PARA O ACOMPANHAMENTO DA SAÚDE INTEGRAL DE IDOSOS MILITARES E FAMILIARES
Um modelo de apoio a qualidade de vida e saúde integral de idosos
militares e familiares através da integração de recursos de pessoal e material
institucional com a família, como também a necessidade de aumento salarial
urgente.
OBVIAMENTE, a grande e principal questão dos militares é o salário ultra defasado…..um General de 4 (quatro) estrelas, que são poucos, dentro do contexto das Forças Armadas, tem um salário menor do que o inicial de várias carreiras de estado de nível superior, já antes do aumento do Supremo. Várias carreiras de estado, digamos de nível médio tem um salário inicial similar ou maior também do que um coronel da reserva. Ficamos para trás, muito atrás, léguas. Eu particularmente acho que 90 por cento dos funcionários públicos utilizam o seu salário em consumo, girando a economia, é o filho no bom colégio, é o transporte pago, curso de inglês, academia, alimentação, plano de saúde, um apto próprio etc. Assim, o aumento SALARIAL dos funcionários públicos gera imposto também, TEMOS UM DAS MAIORES TAXAS DO MUNDO.
Concurso público não é indicação, tem que se ter capacidade para passar e estudar para este fim não é barato. O Curriculum também pesa, precisa-se de mestrado e doutorado. Faculdade federal só passa quem estuda muito. Faculdade particular ( horário cheio) vai de 2500 a 8000 reais por mês para cursos como direito e medicina. Assim sonhar com o futuro dos filhos está cada vez mais restrito.
Além disso, servir embarcado, não trabalhar por escalas , apoio a segurança pública de forma inopinada, não ter hora para sair, não ter diária em manobras, isto incapacita muitos militares a ter duas atividades e dar mais tranquilidade financeira a família , até , também, por lei isto é impossível, pois é dedicação exclusiva –“ mas nenhuma seria mais pontual do que a própria lei 6880/90 em seu artigo 5º, ao deixar claro que: “A carreira militar é caracterizada por atividade continuada e inteiramente devotada às finalidades precípuas das Forças Armadas, denominada atividade militar”. Obs 1.
Atrapalha TAL ROTINA, também, diretamente a vida produtiva da esposa no mercado de trabalho , pois alguém tem que cuidar das crianças quanto por exemplo, o horário da entrada e saída de colégio, levar filho na emergência médica se necessário, ocorrendo a ausência do pai, principalmente fora de sede, a esposa é sangue, suor e lágrimas.
Recentemente, digo a alguns anos, ainda na ativa, encontrei um tenente na porta de uma escola particular, eu falei: “ conseguiu pegar o menino hoje, que bom ?” “Agora é todo dia, disse-me ele, passei para o concurso da ………..” . Outro tenente no supermercado, vi com um carro supimpa, desta vez fiquei calado…..ele me cumprimentou e falou agradecendo por eu ter falado em um serviço, que sogra pode ser um presente de Deus : “ minha esposa é médica ( dona de restaurante ou dona de salão de beleza, advogada de empresa para eu não explicitar a profissão desta aos leitores), estamos juntando um dinheiro bom, minha sogra toma conta dos meninos….”. Parabenizei, pois, os sonhos estavam ficando perto de acontecer. …….
Assim, em um país que não tem saúde, educação e segurança pública, ter uma boa administração financeira é importantíssimo e isto não está muito fácil.
Voltando ao problema que precisa talvez de um releitura fundamentada na cópia parcial da idéia do home care, é a saúde dos militares e dependentes com grande necessidades pelo estado físico e mental decorrente da idade :
- Acompanhamento na saúde na Terceira Idade de militares e familiares…..
1.a Aspectos gerais…..
Este é o maior problema de nossos idosos …e eu em breve estarei lá…….a saúde que falo é a biopsicossocial na reserva…..Por exemplo, por volta do Natal do ano passado fui medir minha pressão no hospital do Exército à noite, emergência para a Marinha em Fortaleza, e sentei ao lado de um senhor idoso do exército, com um pequeno abalo emocional, decorrente de uma visível fragilidade física…..o médico conversava com ele, pois era, aparentemente , constante a vinda dele ao hospital na área de emergência ….
Me lembrei de um texto que tinha lido recentemente da necessidade de idosos terem acompanhantes ……..eu achei que o senhor tinha o que muitos idosos tem: medo, medo de morrer sozinho em casa……Quem não tem este medo – agonizar sozinho…….Todos nós podemos ter ou vir este medo dependendo da circunstâncias.
Na tv japonesa que vejo na tv a cabo, neste dia com legenda em inglês, recomendava e dizia das vantagens de idosos japoneses morarem em centros de convivências comuns. Aqui no Brasil, vi na tv, um senhor, perto dos seus noventa anos, também, que tinha deixado apartamento em Copacabana e passou a pagar só uma conta , a do centro de acolhida a idosos, nada de água, alimentação, empregada, luz, condomínio, IPTU, IPVA, remédios etc. Só uma a do centro de acolhida era pago e caro, muito caro …. convivia com outros, lia jornais, a sinuca, vi cachorros etc. Este senhor vivia e não só existia. Sem medos. Aqui no Ceará liguei para um, para meu caso no futuro, se necessário, achei caro, mas factível. Vejam o filme “CoCoon “ de 1985, ganhou Oscar de melhor efeitos visuais.
Aqui no Ceará, fui a Escola de Aprendizes, área médica e dentista, acho um bom serviço, e vi uma senhora de mais de oitenta anos, de cultura simples, com dificuldades de gerir suas necessidades….A acompanhante não se expressava bem e o motorista do UBER lia o Jornal….era viúva, sem filhos na capital. O pessoal do atendimento estava fazendo o possível….mas a mesma tinha limitações físicas e não cognitivas. O sistema não funcionava como um todo.
1.b- Ações decorrentes necessárias fruto da contratação dos oficiais temporários como assistentes sociais, advogados, terapeutas, psicólogos, fisioterapeutas e pessoal de nível médio com funções técnicas na área de saúde.
Tanto o pessoal da Marinha e do Exército, da saúde, em sua grandíssima maioria tem extrema boa vontade……mas só que, quem faz milagres é Deus. O nosso pessoal da farda, como eu na reserva, sabe que no final de ano até março as verbas para exames médicos diminuem….No caso atual diminuem muito…..há dificuldade para certos exames, mas prevenção não é emergência, isto é importante, prevenção e acompanhamento não são emergência…..mas para o câncer de próstata e útero, tenham certeza, decorrendo da agressividade, é a diferença entre a vida e a morte, entre sofrer muito e pouco.
Digo, uma coisa, de um militar vizinho meu que, descobriu que, mesmo sendo um homem de saúde, octogenário, contraiu uma doença degenerativa, que em média, o tornaria incapaz totalmente em um ano. Arrumou tudo….vendeu um imóvel com calma, acho no Rio. O Outro estava pagando aqui no Ceará….separou o dinheiro para os filhos…..Ele não me falou nada…..encontrávamos na academia do prédio praticamente só conversa o estado dele se agravava….quem me falou detalhadamente da capacidade de gestão do idoso sobre problemas tão sérios com calma, foi o filho que fez tudo com ele, um ano após o falecimento deste. Ele teve tempo de se organizar e tinha filhos capazes……Ele foi informado antes…….
2.b O que as Forças Armadas tem com isto….Como elas podem auxiliar o idoso militar e seu dependente idoso dentro do contexto jurídico e social……
Gostaria, inicialmente, de relembrar as ações do Cabo Agostinho da antiaérea……Um dia chegou um senhor com um colete de gesso no peito….O Batalhão de Artilharia foi reunido…..O cidadão veio agradecer as ações do Cabo Agostinho e mais dois , desculpe não me lembro o nome deles, isto tem trinta anos, pois teve um enfarte no banco e estes militares fizeram respiração boca a boca e massagem cardíaca até a ambulância chegar. O cidadão disse que estaria morto se não tivesse a iniciativa dos militares. Ele tinha quebrado uma costela e ou a omoplata, mas estava vivo, alegre com a família a seu lado. Palavra chave neste caso é iniciativa.
Hoje em dia as FFAA tem oficiais enfermeiros, médicos, advogados, assistentes sociais temporários e aí nasce um grande potencial de apoio, decorrente de capacidade técnica e jurídica.
Eu sou pós-graduado em Sociologia e muito curioso e, como nordestino, uma família grande com parentes em várias profissões.
Um exemplo de trabalho em equipe de pessoas com várias profissões, reporto, que quando fui ao Haiti como encarregado da equipe de manutenção, os geradores estavam com algum problema de sobrecarga de circuito, acho, se me lembro. O DDD do Haiti é o mesmo de Fortaleza, Ceará para as forças militares, assim liguei para um parente e amigão, onde o meu problema é problema dele, engenheiro eletricista, ele conversou comigo e com o sargento técnico, relembro aos leitores que na Escola Naval a minha habilitação era em mecânica nível superior compreendendo o exposto pelo engenheiro, assim ele- civil, cearense, detectou o problema, ele mandou um email para minha pessoa com uma ponte elétrica desenhada com valores. O SG fuzileiro me disse que sabia fazer o circuito, mas não sabia calcular ou verificar os valores, assim mandamos para o Rio de Janeiro , via email o cálculo e foi autorizado pelos engenheiros da Marinha e se resolveu o Problema. Palavra chave: assessoria técnica especializada.
Outra feita, ocorreu um fato sério na Base Naval, vinculado ao presídio , e não consegui me aconselhar com o procurador do Distrito, liguei para outro parente, no qual o meu problema também era dela, advogada, procuradora, e esta disse: priminho, ouça o que vou lhe dizer, quem lhe ama sou eu, faça o que lhe digo, até o procurador da Marinha chegar, nem para a esquerda, nem para a direita, estaremos dentro do direito e não do bom senso…Mais um problema resolvido. Palavra chave assessoria técnica e jurídica ao alcance.
Outra vez, mais recentemente, ainda na ativa, um civil, meio idoso, com contrato de manutenção, veio acompanhar um exercício militar e ele passou mal, muito mal mesmo….O sistema militar funcionou maravilhosamente, o enfermeiro o atendeu, o médico veio na ambulância, mas liguei para meu filho, que ficou acompanhando pelo telefone e me disse: está muito quente? ……, o enfermeiro não quer removê-lo? O senhor subiu uma elevação…está ofegante, …..façam sombra…aumenta o conforto…O enfermeiro fala pelo rádio com o médico da marinha? Sim disse eu, parece bobagem mais de inútil, passamos a ter uma ação proativa, simples, pois estávamos em cima de um morro, vendo tiro Obus, em um dia muito quente…o civil passou quatro dias no hospital de campanha. Havia feito uma cirurgia no aparelho digestivo e não comentou com ninguém. Palavra chave: confiança no orientador.
Nas três situações acima havia um aspecto comum importante : as pessoas que estavam comigo no caso o eletricista, o carcereiro, o enfermeiro tinham conhecimento técnico suficiente para tomar as medidas iniciais cabíveis e executá-las com eficiência, eu tinha a capacidade de gestão decorrente de preparo com formação básica de mecânica, estudado o básico de direito penal militar para ocupar a função e tinha a capacidade de perceber que o enfermeiro estava fazendo de maneira eficiente os primeiros socorros e ativando a cadeia logística de saúde e contei, algo pessoal, por meio particular de contato com instruções técnicas detalhadas, de extrema confiança, das ações a serem tomadas em curso. Assim, entendo que assistentes sociais, advogados , psicólogos, administradores podem ter uma abordagem mais próxima da geração mais idosa de militares e dependentes, apoiados com mobilidade, boa vontade, em leis e normas preestabelecidas e conhecimentos técnicos.
Por exemplo o abaixo:
Assim , por exemplo, reitero, os enfermeiros, atendentes de telefones, pessoal da administração detectando problemas na qualidade de saúde de idosos, principalmente na parte cognitiva, percepção e entendimento agem de forma pró ativa…A assistente social liga para senhora ou senhor, conversa, procura um filho e filha, comunica o problema, o advogado de marinha liga sugere a curatela ou tutela….Verifica a capacidade financeira para o enquadramento etc etc etc.
Um exemplo, em um caso a citar, um funcionário do prédio , tinha um filho autista, com um telefone para o interior do estado, acho para a defensoria pública, um morador advogado, meu parente, daqueles que o meu problema é um problema dele, desenrolou o processo de visita do pai ao filho pois o funcionário atendia o principio de insuficiência financeira. O advogado que ligou solicitou que eu fizesse um relatório social como síndico como nome e local e em um momento em seu escritório, deu um enorme passo para o pai ver seu filo, regularizar a pensão etc. Palavras chave: boa vontade, capacidade jurídica e iniciativa.
A senhoras idosas podem ser visitadas mensalmente pelo núcleo de assistência social, um telefone de uma psicóloga, dos capelães gera soluções. Soluções de informações juridicamente sustentadas. Quando professor o Centro Tecnológico do Ceará explorei parentes amigos, onde o meu problema é problema deles, professores doutorados e psicólogos que me instruíram sobre a forma de conviver com alunos no final da adolescência de escolas públicas em um ambiente de conflito e com o método e ensino de Paulo Freire, comum em ambiente público. Neste ambiente não é fácil interagir, respeitar e produzir.
Hoje, os planos de saúde mais caros, tem o Home Care para idosos. Famílias com pacientes terminais recebem visitas e telefones de psicólogos, fonoaudiólogos, o telefone com whattsapp são um caminho de informações, aconselhamento e conforto . Há adolescentes com problemas educacionais que podem ser orientados pelo telefone.
Todos nós militares servimos a Pátria com sangue, suor e lágrimas , nos Estados Unidos os militares que estavam na Guerra do Golfo , foram acompanhados para resolução de problemas pessoais familiares , se necessário. Um exemplo muito aprazível aqui do Ceará é a Divisão de Inativos e Pensionistas, o pessoal agarra o problema, vi como um suboficial gastou tempo com um idoso, que mora no interior, explicando a necessidade para ele vir a Fortaleza se apresentar. Vi outra vez explicando passo a passo, o que fazer para receber a pensão do marido falecido. Somos carne da mesma carne. Filhos do mesmo Deus. No caso, somos da Marinha pela Marinha…..
- Conclusão:
A evolução da sociedade, através da tecnologia, dos meios de comunicação e controle, consorciados com a possibilidade de introdução de oficiais e praças que tem função técnica vinculada a saúde bio-psico-social ( psicólogos, pedagogos, assistentes sócias, enfermeiros , advogados etc) dos militares e membros da família nos possibilita tecnicamente e espiritualmente o apoio a militares idosos e jovens na capacitação de potencialidades vinculadas a autoestima. Assim , um sistema integrado de telefone, visitas, contado com familiares poderão gerar uma qualidade de vida para os idosos e uma autoimagem produtiva nos jovens. Amém.