Em publicação no Instagram, o Exército brasileiro enalteceu o Segundo-Sargento AYRTON BARRETO SILVA, da Escola de Sargentos das Armas (ESA).
A postagem conta, até agora, com mais de 90 mil curtidas e centenas de comentários positivos.
Ayrton concluiu com sucesso o Drill Sergeant Course (Curso de Sargento Instrutor) na DRILL SERGEANT ACADEMY, no FORT JACKSON, na cidade de Columbia, Estado da Carolina do Sul, Exército dos Estados Unidos.
Único militar estrangeiro, ao término do curso, o Segundo-Sargento Ayrton sagrou-se Iron Drill Sergeant (Sargento Instrutor de Ferro) por ter obtido os melhores índices nos testes físicos, uma conquista que destaca sua excepcional dedicação e capacidade física.
Após sua formação, o Drill Sergeant conduz o treinamento inicial para o pessoal recém-alistado, instruindo e auxiliando no treinamento básico de soldados em tarefas de combate, como aptidão física, conduta militar, higiene pessoal, primeiros socorros, exercícios e cerimônias, pontaria básica e manutenção de equipamentos.
O Drill Sergeant Course tem duração de nove semanas e os instruendos participam de atividades de campo, marchas, provas de tiro, orientação, pistas de progressão, além de atividades de comando.
A missão do Drill Sergeant é considerada uma das mais desafiadoras e gratificantes do Exército dos EUA, conferindo aos militares que a concluem com sucesso inegável prestígio.
PROFISSÃO DE GUERRA
De acordo com as informações no site da Drill Sergeant Academy, ser sargento instrutor é um dos trabalhos mais exigentes e difíceis do Exército estadunidense, mas também é um dos mais gratificantes.
Um sargento instrutor é um símbolo de excelência no treinamento inicial, um especialista em todas as tarefas de guerreiro e exercícios de batalha.
O sargento de “ferro” vive os valores do Exército, exemplifica o ethos do guerreiro e, o mais importante, ele é o epítome da profissão militar.

O sargento instrutor é responsável por treinar, aconselhar e orientar centenas, senão milhares, de estagiários à medida que os transforma de voluntários civis em soldados prontos para o combate.
Este militar é tudo o que seus soldados conhecem do Exército e eles o imitam em tudo o que fazem.
Seus soldados sempre se lembrarão de seu sargento instrutor. Cabe a ele proporcionar uma experiência positiva e gratificante à medida que esses jovens soldados iniciam sua jornada no Exército.
O que o sargento instrutor fizer por eles vai influenciá-los pelo resto de suas vidas.