Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.

Conheça os blindados e caças que a Marinha do Brasil desdobrou com EUA e China na Operação Formosa

por Sérvulo Pimentel Publicado em 25/09/2024
Conheça os blindados e caças que a Marinha do Brasil desdobrou com EUA e China na Operação Formosa

A Marinha do Brasil concluiu, no dia 17 de setembro, a Operação Formosa, um dos seus maiores e mais importantes exercícios militares, realizado todos os anos. Porém, o que chamou atenção nesta edição foi a participação de tropas dos Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (USMC) e da Marinha da China. Esse tipo de cooperação com outros países mostra a capacidade da Marinha brasileira de atuar em missões de paz da ONU e de se preparar para operações militares complexas.

Mas o que a Marinha do Brasil mostrou em Formosa? Um verdadeiro arsenal de veículos blindados, caças e armamentos pesados. O objetivo foi demonstrar sua força militar e a capacidade de projeção de poder. Como prometemos, vamos detalhar os equipamentos usados na operação.

Veículos Blindados

A Marinha trouxe à Operação Formosa uma série de veículos blindados, tanto sobre rodas quanto sobre lagartas (veículos com esteiras). Entre os principais, destacam-se:

  • VCBR 8×8 PIRANHA IIIC: um veículo blindado sobre rodas, usado principalmente para transportar tropas.
  • M113: um veículo blindado sobre esteiras, já bastante conhecido em missões de transporte de soldados e apoio em combate.
  • AAV7A1: também chamado de CLAnf (Carros Lagarta Anfíbios), esses veículos são usados para operações anfíbias, ou seja, podem transitar tanto em terra quanto na água. Eles foram comprados originalmente em 1986 e receberam novas unidades até 2018.
  • SK 105A2: um veículo de caça-carros, projetado para atacar outros tanques em combate.

Artilharia de Fogo e Mísseis

Além dos veículos, a Marinha também demonstrou grande poder de fogo com sistemas de artilharia e mísseis. O destaque vai para:

  • ASTROS II: um sistema de lançamento de foguetes e mísseis, capaz de realizar ataques de longo alcance com grande precisão.
  • MANSUP: um míssil antinavio brasileiro, integrado ao sistema ASTROS, e usado para defesa costeira.
  • Canhões L118 de 105 mm: uma peça de artilharia tradicional, usada para dar apoio de fogo às tropas em terra.
  • Morteiros: com diferentes calibres, foram usados para ataques de curto e médio alcance.

Aviação Militar

No campo aéreo, a aviação naval brasileira também foi colocada à prova com:

  • Caças-bombardeiros AF-1B Skyhawk: usados em missões de ataque aéreo e defesa do espaço aéreo.
  • Helicópteros UH-12 Esquilo: responsáveis pelo transporte de tropas e apoio em combate.

A Operação Formosa deste ano foi uma demonstração de força, não só dos equipamentos, mas também da capacidade de atuação conjunta entre as Forças Armadas brasileiras e tropas internacionais, como as dos EUA e da China. Para a marinha do Brasil foi uma oportunidade de demonstração de força e poderio militar do Brasil, que conta com um arsenal impressionante de equipamentos e a participação de tropas de diferentes países.

Com informações de Zona Militar

Sérvulo Pimentel

Sérvulo Pimentel

Apaixonado pela língua portuguesa e pelo universo militar, Sérvulo é professor há dez anos e atua como redator há cinco, sendo um especialista na produção de notícias sobre Defesa Nacional e sociedade militar. Na Revista Sociedade Militar, dedica-se a levar informações confiáveis e bem apuradas ao público, sempre prezando pela responsabilidade jornalística e imparcialidade. Seu compromisso é contribuir para um debate informado e acessível sobre temas estratégicos e sociais, aproximando os leitores das principais questões que envolvem as Forças Armadas e a sociedade.