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O novo contrato de R$ 7,6 milhões firmado pela Marinha do Brasil assegura a conclusão do navio-patrulha Mangaratiba, essencial para o patrulhamento das águas territoriais

Com o navio-patrulha Mangaratiba, a Marinha do Brasil reforça sua capacidade de defesa e vigilância nas águas territoriais, destacando o compromisso com a soberania e o desenvolvimento tecnológico

por Noel Budeguer
23/01/2025
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O Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), em colaboração com o Ministério da Defesa, assinou um contrato de R$ 7,6 milhões com a PRESTENAVI Serviços Técnicos Navais LTDA para dar continuidade à construção do navio-patrulha Mangaratiba. Formalizado em 13 de dezembro de 2024, o contrato terá vigência até dezembro de 2026, reafirmando o compromisso da Marinha do Brasil com a modernização e fortalecimento de sua frota.

Contexto do projeto da Marinha

O navio-patrulha Mangaratiba faz parte de um ambicioso plano de expansão e modernização da frota brasileira. Este projeto começou há vários anos como parte de um lote de quatro embarcações da Classe Macaé. No entanto, problemas financeiros e a falência do Estaleiro Ilha S.A. (EISA) em 2015 obrigaram a interromper sua construção. Em 2017, o casco inacabado foi transferido para o AMRJ, onde esforços contínuos têm sido realizados para concluir o projeto.

O contrato recentemente assinado abrange serviços essenciais como fabricação, alinhamento, instalação, testes e comissionamento dos sistemas de propulsão e governo do Mangaratiba. Além disso, inclui a realização de testes para garantir que o navio cumpra as especificações estabelecidas no termo de referência. Essas tarefas são fundamentais para que a embarcação esteja completamente operacional e pronta para ser empregada.

Importância estratégica do Mangaratiba

O navio-patrulha Mangaratiba da Marinha desempenhará um papel crucial na proteção da costa e no patrulhamento das águas territoriais brasileiras. Sua construção reforça a capacidade de defesa marítima do país e demonstra o compromisso do governo brasileiro com a segurança e soberania de suas fronteiras marítimas.

O projeto também está alinhado às disposições da Lei 14.133/2021, que regula as contratações públicas no Brasil. Esse marco legal tem sido fundamental para garantir a transparência e eficiência na execução de projetos como o Mangaratiba.

Avanços recentes e expectativas

Nos últimos meses, a estrutura do casco do Mangaratiba alcançou um avanço significativo, sendo concluída em 90% em novembro de 2023. Isso marcou um marco importante, pois permitiu a união dos últimos blocos estruturais em dezembro do mesmo ano. Além disso, o projeto conta com o apoio do Programa de Obtenção de Navios-Patrulha (PRONAPA), recentemente incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

Com o contrato vigente e os trabalhos avançando de forma constante, espera-se que o Mangaratiba seja lançado ao mar no segundo semestre de 2025 e que seu comissionamento oficial ocorra em 2026. Uma vez operacional, a embarcação se somará aos esforços da Marinha do Brasil para garantir a proteção de seus recursos marítimos e salvaguardar as atividades econômicas em seu extenso litoral.

 

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