A FAB (Força Aérea Brasileira) abrirá vagas pela primeira vez na história para candidatas mulheres no Curso de Infantaria (CFOINF). A informação foi divulgada pela própria Força nesta segunda-feira, 10 de março.
De acordo com a FAB serão ofertadas 50 vagas para a AFA (Academia da Força Aérea) para o Exame de Admissão aos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria para 2026 e as inscrições estarão abertas de 7 de abril de 2025 até às 9h da manhã do dia 28 de agosto de 2025 por meio do site https://www.fab.mil.br/ingresso/
A taxa de inscrição é de R$ 120,00 e as provas escritas acontecerão no dia 6 de julho de 2025.
Critérios para participar do exame de admissão
O candidato não pode ser menor de 17 anos, nem completar 23 anos de idade até 31 de dezembro de 2026. Também deve ter incluído o ensino médio até a data de concentração final do exame e outras exigências previstas nas instruções específicas.
O exame é composto de provas escritas, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação e condicionamento físico, procedimento de heteroidentificação complementar (para aqueles que desejam candidatar a vagas reservadas para pessoas negras) e validação dos documentos.
Segundo a FAB, a prova escrita é composta por questões de língua portuguesa, língua inglesa, matemática, física e redação.
Quando acontece a apresentação dos candidatos aprovados?
As pessoas aprovadas nas etapas do exame e selecionadas deverão se apresentar na AFA, em Pirassununga (SP), no dia 11 de janeiro de 2026 para matrícula e início do curso, cuja duração é de 4 anos.
Aqueles que concluírem o curso com aproveitamento serão nomeados Aspirantes a Oficial da Aeronáutica e designados para Organizações Militares do Comaer (Comando da Aeronáutica).