O Curioso caso de Célio Evangelista, o novo presidente do BRASIL

O curioso caso de Célio Evangelista, o novo “presidente” do BRASIL

Dentre as inúmeras loucuras e paranoias coletivas que assolam nosso país nesses tempos difíceis uma delas merece destaque. Acompanhamos esse caso de perto e – quem sabe – em um futuro próximo, em tempos menos conturbados, ele nos sirva para um estudo mais  elaborado sobre dominação carismática e a infantilidade do brasileiro no que diz respeito a compreensão do quotidiano, a ponto de sermos facilmente ludibriados pelos mais diversos salvadores da pátria. Praticamente sem investimento esse senhor conseguiu dezenas de milhares de súditos, imagine se fosse um milionário, se investisse dinheiro em mídia! Levaria essa ilusão ate onde? Esse texto é um esboço rápido, dividindo com os amigos meditações em um esboço rápido e despretensioso sobre o caso Célio nesse 29 de dez de 2017. As 14 horas ele “assume” o controle do Palácio do Planalto. 

Um homem idoso, que se diz autor da Constituição federal de 1988, mesmo que nesta não apreça seu nome em nenhum local, conseguiu arregimentar um exército virtual de milhares de pessoas. Com seu linguajar repleto de palavras difíceis, nem sempre conectadas umas as outras da forma correta, Célio Evangelista consegue transmitir as idéias que satisfazem o desejo de muitas pessoas, diz que as Forças Armadas estão sob o seu comando e que junto delas vai prender e julgar todos os políticos corruptos do país.

A técnica é a mesma utilizada pelos grandes gurus que levaram pessoas a criar cidades comunidades isoladas aguardando um disco voador ou a cometer suicídio coletivo. Basicamente eles dizem o que as pessoas desejam ouvir. Se Célio resolvesse criar uma comunidade no interior do SERTÃO, dizendo que ali seria o renascimento do novo BRASIL  – o que não é impossível de acontecer – com toda certeza seria acompanhado de algumas milhares de pessoas, que o enxergam como o escolhido de DEUS.

Célio seria um tipo de “Antônio Conselheiro” do século XXI. Ele é um líder carismático que preenche, na mente de seus seguidores, as lacunas, que existem na classe dirigente atual. Na época de Canudos o Brasil vivia tempos conturbados, o Brasil hoje vive tempos conturbados, de desilusão em relação a classe política. Célio fala palavras difíceis, ininteligíveis para muitos de seus seguidores. Para muitos isso é demonstração de cultura, portanto, capacidade de ensinar, administrar. Célio se apresenta como jurista e diz que criou a Constituição de 1988, isso cria na mente de seus seguidores um currículo, há algo que já foi construído por ele. Célio fala de DEUS, algo que é evitado pela classe política no comando e que cria uma barreira contra a contestação.

A maioria dos seguidores de Célio Evangelista aparentemente têm mais de 60 anos, mas é possível encontrar pessoas mais jovens. Seu site é esse: http://comandodaintervencao.org/

Não podemos deixar de nos remeter ao tipo ideal de líder carismático definido por Max Weber. É evidente nesse caso a adesão irracional que o dominados devotam a Célio, são submissos e mesmo que não compreendam muito bem o processo de “tomada do poder”, se mantém sob suas ordens, afinal, ele é um “delegado dos céus”, e as coisas de DEUS nem sempre são entendidas pelos humanos.

Veja: O BÔNUS INTERVENÇÃO vendido por Célio EVANGELISTA

Para WEBER a dominação carismática ocorre… “em virtude da devoção afetiva à pessoa do senhor e a seus dotes sobrenaturais (carisma) e, particularmente: a faculdades mágicas, revelações ou heroísmos, poder intelectual ou de oratória”

O idoso protocola documentos em vários órgãos públicos e usa as cópias, com os carimbos das instituições como se fossem provas de que seus pedidos foram endossados pelas mesmas. Célio vende também um BÔNUS da Intervenção, diz que o dinheiro será usado para fazer a intervenção constitucional no país.

Uma seguidora essa semana compôs um hino em homenagem a Célio Evangelista. Na letra conta que ele é o escolhido de DEUS para livrar o Brasil das mãos do diabo.

Célio – fardado com um uniforme camuflado do Exército Brasileiro – convida seus seguidores para a posse que se dará nesse 29 de dezembro de 2017 as 14 horas em Brasília.

“brasileiras e brasileiros, chegou o dia. Estou convidando a todos para a posse do povo dia 29 na concha do Quartel General em Brasília. A partir do meio dia o pessoal já pode estar chegando lá… vai ser uma cerimônia…”

Em tempo: Esse site fez uma postagem inteligente / obviamente sarcástica / irônica / brincadeira sobre a suposta POSSE DE CÉLIO EVANGELISTA. O discurso mencionado foi feito no conhecido GERADOR DE LERO LERO. O mais curioso é que tem sido usada como prova de que o mesmo assumiu o governo, o próprio Célio a cita em seu site FUZIL LITERÁRIO

Veja: O BÔNUS INTERVENÇÃO vendido por Célio EVANGELISTA

Robson Augusto. / Militar R1 – Cientista Social / Aguardando os próximos capítulos.