fbpx
Revista Sociedade Militar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
sábado, janeiro 23, 2021
  • Página Inicial
  • Militares & Seg.pública
    • Forças Armadas e Polícia
    • Sociedade Militar no mundo
    • CONCURSOS
    • Normas, leis…
    • Livros, artigos cient.
    • Terrorismo, inteligência, contra-inteligência
    • Colaboradores
  • Política
    • Geopolítica
  • Sobre nós
    • Políticas de privacidade e Sobre nós
    • Midia Kit
Revista Sociedade Militar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Colaboradores - artigos, estudos, reportagens Robson Augusto

General MOURÃO pode ser o nome que faltava, o líder carismático que pode unir a sociedade em torno de um projeto para o Brasil.

por Sociedade Militar
18/09/2017
em Robson Augusto
Publicidade

General MOURÃO pode ser o nome que faltava, o líder carismático que pode unir a sociedade em torno de um projeto para o país

Após pouquíssimas declarações públicas Hamilton MOURÃO já é reconhecido como grande líder carismático e pode sim ser aclamado pela sociedade como o próximo presidente do país. Isso já ocorreu no passado. Dwight David Eisenhower é um grande exemplo disso. Após ser reconhecido como rigoroso, incorruptível e inteligente, o militar foi praticamente alçado pela população ao cargo mais alto da política nos Estados Unidos.

No caso de Hamilton Mourão, a suas qualidades soma-se o fato da sociedade estar desesperada em busca de um nome carismático desligado da política. Portanto, chega-se a conclusão de que não é impossível que em pouco tempo MOURÃO, mesmo sem ser pre-candidato ou sequer pertencer a um partido político, seja mencionado como nome forte para assumir o país.

Publicidade

Não podemos deixar de ressaltar que o general em questão apenas teve a coragem de dizer a verdade, o que todos os militares sabem, que as Forças Armadas vão atuar dentro de suas prerrogativas constitucionais e que estamos preparados para assumir o país se isso for necessário. 

Prestígio entre MILITARES de todas as patentes

O General Hamilton Mourão é general de quatro estrelas, membro do Alto Comando. Como tal é possuidor de alto prestígio entre os oficiais do Exército Brasileiro. Contudo, o status não é apenas ex officio, Mourão resistiu de pé a crises de fúria de Dilma Roussef e a sucessivos ataques de políticos e grande mídia após fazer declarações incisivas sobre o caráter dos políticos brasileiros e até sobre uma convocação para “luta patriótica”, que foi entendida como um chamado para que a sociedade se mobilizasse contra o PT.

Para os oficiais do ALTO COMANDO não houve demérito nas declarações de MOURÃO, tanto que após pedido de explicações enviado pelo SENADO para a DEFESA, ao contrário do que se esperava, o militar cumpriu o restante do tempo que lhe cabia a frente do Comando Militar do Sul, sendo então transferido para cargo de mais confiança ainda, a frente das finanças do Exército Brasileiro.

Publicidade

Sobre as últimas declarações do MILITAR de alta patente realizadas em palestra na Grande Oriente em 15 de setembro, o comando do Exército não deve se posicionar. Mas, o que se sabe é que a reunião do ALTO COMANDO, que ocorreu poucos dias antes da palestra do General MOURÃO, foi recheada de assuntos políticos, sendo discutido inclusive os acontecimentos mais recentes na política e suas conseqüências par ao país.

Na palestra realizada no Grande Oriente havia pessoas filmando e o general sabia que seria inevitável que os vídeo fosse divulgado. Portanto, não pode-se esperar que sequer um das colocações fosse realizada inadvertidamente. As colocações sobre pertencer à comunidade de inteligência para os militares soam como “eu sei o que há por traz de tudo o que está acontecendo”; as colocações sobre “aproximações sucessivas” indicam que o exército sonda o terreno, faz experiências, inclusive sobre a visão que sociedade brasileira hoje possui sobre os militares.

Representantes das praças, como a Senhora kelma Costa, partiram em defesa do General Mourão. Kelma Costa disse: “onde que o general MOURÃO mentiu em sua palestra? Todo mundo ta vendo só não tem coragem de se manifestar!… vamos fazer uma campanha FICA general MOURÃO”

Prestígio entre cidadãos civis

O General Hamilton Mourão é cada vez mais mencionado e exaltado como solução para o país por grupos de direita, a ponto de ter-se mandado confeccionar uma “estátua” inflável em sua homenagem. Em manifestações ocorridas em BRASÍLIA há cerca de um anos o boneco do general MOURÃO foi inflado e despertou a fúria de manifestantes de esquerda, que tentaram derrubá-lo em vários momentos. O boneco foi inflado também no Rio de Janeiro em uma manifestação e na frente do comando militar do LESTE, próximo da Central do Brasil.

Presidente do Brasil, o nome que faltava

Assim como ocorreu com o General Heleno há alguns anos, às vésperas da última eleição presidencial, MOURÃO pode ser alçado como um dos principais candidatos a presidente do país. O militar tem a vantagem de nunca ter sido político, ter conduta ilibada, conhecimento profundo do país e, como militar, ser isento do chamado “rabo preso”.

Ao contrário de BOLSONARO, que aparentemente não é visto com bons olhos por alguns do alto escalão das forças armadas pelo fato de ser oficial intermediário e de ter se posicionado contra a força nos anos 80, Hamilton Mourão é unanimidade e seria uma forma das Forças Armadas colocarem em prática muitas de suas idéias, como a imposição de uma legislação mais dura contra a criminalidade, a meritocracia, mais liberdade para os militares agirem contra o tráfico de drogas e reformulação do ensino público.

O próprio Eduardo Bolsonaro se manifestou positivamente nesse final de semana em relação ao discurso do General Hamilton Mourão na GOB .

O general VILLAS BÔAS nas últimas semanas tem mencionado as escolas militares como exemplo de como deve ser gerida a educação no país. O exército planeja ampliar as escolas militares, instalando mais unidades nos próximos anos.

O exército brasileiro ao longo dos últimos meses se debruçou sobre a modernização e ampliação da comunicação social, alcançando mais de 3.5 milhões de seguidores no facebook e 150 mil no twitter. Após as declarações de mourão o Exército publicou vários posts sobre patriotismo e luta patriótica nas redes sociais.

exercito patriotismo general mourão

Hamilton Mourão nunca mencionou a possibilidade de se candidatar. Mas, alguns acreditam que um homem com tanto conhecimento acumulado, detentor de informações privilegiadas e conhecedor das tendências atuais da opinião pública jamais faria declarações tão importantes “de graça”. Na opinião de alguns militares da reserva Mourão pode ter estrategicamente usado a imprensa a seu favor. O militar sabia que os maiores jornais, sempre aterrorizados com o crescimento do status dos militares diante da sociedade, iriam ecoar suas declarações e tentar forçar sua exoneração.

A Revista Sociedade Militar ouviu alguns militares sobre a polêmica em torno das declarações de Mourão.

“Mourão sabe muito bem o que faz, e digo mais, o Alto Comando sabia de tudo. Alguém que chega a General de Exército não joga conversa fora e não atua sem respaldo de seus pares. Ele tem conhecimento e coragem mais que suficiente pra comandar o país. Não é corrupto e nunca se associou com políticos de nenhum partido. É um bom nome”, diz outro militar, V.F. do Exército Brasileiro”

“ele sabe que a sociedade brasileira precisa de um líder carismático”, diz F.Souza, militar da Marinha.

Robson A.Silva é Militar R1 e Cientista Social /

Compartilhar

Revista Sociedade militar

Compartilhe
Post anterior

O que significa FFAA? Abreviaturas militares.

Próximo Post

MOURÃO pode ser o nome que faltava, o líder carismático que pode unir a sociedade em torno de um projeto para o país

Comentários no post

Leis - regulamentos

COMANDO DOS SARGENTOS elegeu 7 graduados. Ganharam, mas não levaram!

Comando dos sargentos – Graduados ganharam a eleição mas não tomaram posse.

por Sociedade Militar
20/01/2021

Ganharam mas não levaram! Poucos militares do século XXI conhecem a historia dos sargentos das Forças Armadas que foram eleitos...

Isenção de IMPOSTO DE RENDA para MILITARES DA RESERVA enquadrados no art. 6º, XIV, da Lei nº 7.713, de 1988

Isenção de IMPOSTO DE RENDA para MILITARES DA RESERVA enquadrados no art. 6º, XIV, da Lei nº 7.713, de 1988

por Sociedade Militar
22/01/2021

Circulam pelas redes sociais de militares das Forças Armadas alguns documentos relacionados ao imposto de renda dos militares já na...

Assinatura colaborativa

  • Sobre nós
  • Política de Privacidade
  • Contato

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Página Inicial
  • Militares & Seg.pública
    • Forças Armadas e Polícia
    • Sociedade Militar no mundo
    • CONCURSOS
    • Normas, leis…
    • Livros, artigos cient.
    • Terrorismo, inteligência, contra-inteligência
    • Colaboradores
  • Política
    • Geopolítica
  • Sobre nós
    • Políticas de privacidade e Sobre nós
    • Midia Kit

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.