Coronel ouvido na CPI foi designado em caráter urgente para reunião na Rússia em 2021 e foi supervisor de importantíssimo programa de mísseis do EB
O coronel de Artilharia JEAN LAWAND JUNIOR era um homem da mais alta confiança do Comando do Exército Brasileiro. Militares ouvidos pela RSM avaliam que dificilmente não alcançaria o chamado generalato. Entretanto, suas palavras sobre se posicionar do lado contrário das decisões do ACE (Alto Comando do Exército) soaram como altíssima traição aos ouvidos da cúpula das Forças Armadas. Em grupos de militares e campos de comentários em sites como Revista Sociedade Militar e Montedo.com, comentários de militares indicam que muitos acham que ele “atirou contra os próprios pés” ao “jogar conversa fora” pelo whatsApp.
“Ele (BOLSONARO) tem que dar a ordem irmão. Não tem como não ser cumprida… Acaba o Exército!! Se a cúpula do EB [Exército Brasileiro] não está com ele, de Divisão de baixo está… Assessore e de-lhe coragem…”
Para ilustrar a consideração que lhe era dispensada cita-se que em 2021,entre mais de 1200 oficiais no mesmo posto, Jean Lawand foi o escolhido para voar para a Rússia para participar em caráter de urgência de 10 dias de reuniões sobre controle de tecnologias de mísseis. Para executar essa missão o militar recebeu a quantia de 26 mil reais.
“ O COMANDANTE DO EXÉRCITO, … resolve DESIGNAR… o Cel Art JEAN LAWAND JUNIOR, do EME, para participar da Reunião plenária do Regime de Controle de Tecnologias de Mísseis (MTCR) (Atv PVANA D2GG-D067), na cidade de Sochi, na Federação Russa, no período de 1º a 11 de outubro de 2021, incluindo os deslocamentos.”
Quando se formou na ECEME o militar, por conta da dedicação aos estudos, foi premiado com uma viagem ao Chile
“O Tenente-Coronel Jean Lawand Júnior… por também terem se destacado no Curso de Comando e Estado-Maior, foram premiados pelo Comando do Exército com uma viagem de instrução à República do Chile.”
O oficial foi ainda detentor do importantíssimo título de Supervisor do Programa ASTROS 2020, um dos projetos considerados como de maior importância para a segurança nacional nos últimos anos.
Robson – Revista Sociedade Militar