Foi publicada no noticiário do Exército brasileiro a mensagem do Comandante da Força terrestre, Gen Ex Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, que versa sobre o licenciamento do serviço militar inicial.
“Prezados reservistas!
Ao término do intenso período de dedicação à caserna vivenciado durante a prestação do Serviço Militar Inicial, despedimo-nos com a vibrante continência dos seus irmãos de farda, nesta solenidade de licenciamento, que assinala o fim da jornada. Em sua última formatura como soldados do Exército, quero parabenizá-los e expressar profunda gratidão pelos serviços prestados à Força e à Pátria.
Desde a incorporação, há quase um ano, atendendo ao dever constitucional e, abraçando a responsabilidade de cidadãos conscientes, vocês percorreram uma trajetória que deixará marcas indeléveis em suas vidas.
O tempo passado nas diversas organizações militares espalhadas pelo Brasil, não apenas fortaleceu suas capacidades física e mental, mas também os apresentou aos valores e tradições cultuados no Exército de Caxias.
Durante esse período, forjaram laços de amizade, bem como compreenderam a importância da lealdade, da camaradagem, da hierarquia e da disciplina, ferramentas valiosas que, utilizadas ao longo de toda a vida, contribuirão para o sucesso pessoal de todos, em qualquer área de atividade.
Além dos conhecimentos técnico-profissionais adquiridos, atuaram em diversas missões conduzidas em diferentes ambientes operacionais.
Realizaram exercícios e operações, testando as capacidades de combate da Força em diferentes situações táticas, patrulharam fronteiras, participaram de operações de Garantia da Lei e da Ordem, socorreram cidadãos atingidos por calamidades naturais, distribuíram água, construíram estradas e contribuíram para o combate aos crimes ambientais, sempre protegendo e levando esperança à população deste País continental.
Dessa forma, a sociedade brasileira recebe, a partir de hoje, homens com o espírito cívico renovado e com os valores morais consolidados.
Cada um de vocês passa a integrar a reserva mobilizável da Força, que desempenha um papel vital na defesa da Pátria, com a qual estão comprometidos desde o solene juramento perante a Bandeira Nacional.
Que o futuro lhes conceda sucesso pessoal e em suas carreiras e que cada reservista continue a contribuir, independentemente de sua profissão, para a grandeza desta imensa Nação.
Sejam muito felizes!”