Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.

Explosivos militares da IMBEL, fuzis e munições são encontrados em carros no Rio; Comando Militar do Leste nega desvio

por Sérvulo Pimentel Publicado em 15/10/2024
Explosivos militares da IMBEL, fuzis e munições são encontrados em carros no Rio; Comando Militar do Leste nega desvio

A Polícia Civil do Rio de Janeiro encontrou, na sexta-feira, explosivos militares dentro de dois carros abandonados em Santa Cruz, Zona Oeste. O material apreendido, blocos de TNT prensado fabricados pela Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), foi identificado como parte de um lote fornecido ao Exército Brasileiro em 2009 e 2010.

De acordo com o jornal O Globo, os explosivos, conhecidos como petardos MD1, foram fabricados para uso em demolições e destruições militares. Parte desse lote, destinado ao Exército, foi parar nas mãos da quadrilha de Gilson Ingrácio de Souza Junior, o Juninho Varão, que pretendia usá-los em ataques contra milícias rivais. Segundo a IMBEL, o lote apreendido é o L.001/10, enquanto outro, de número MB 05/09, também foi recuperado no local.

CML nega desvio

O Comando Militar do Leste (CML) foi rápido ao se posicionar. Em nota, afirmou que “não teve acesso ao material apreendido e não foi formalmente notificado”. Mais enfático, o órgão garantiu que não há qualquer indício de desvio de explosivos sob sua guarda. Ainda assim, deixou claro que está disposto a colaborar com as investigações.

Além dos explosivos, foram encontrados 11 carregadores de fuzil, munições e seis galões de gasolina, que, segundo a polícia, poderiam ser usados para fabricar coquetéis molotov ou intensificar explosões. O cenário reforça a complexidade das disputas de poder na região, especialmente após a execução de Jacão, antigo chefe local, que teria sido morto por ordens de Paulo David Guimarães Ferraz da Silva, o Naval.

A origem dos explosivos já preocupa as autoridades, que investigam como um material militar exclusivo chegou às mãos do crime organizado.

Sérvulo Pimentel

Sérvulo Pimentel

Apaixonado pela língua portuguesa e pelo universo militar, Sérvulo é professor há dez anos e atua como redator há cinco, sendo um especialista na produção de notícias sobre Defesa Nacional e sociedade militar. Na Revista Sociedade Militar, dedica-se a levar informações confiáveis e bem apuradas ao público, sempre prezando pela responsabilidade jornalística e imparcialidade. Seu compromisso é contribuir para um debate informado e acessível sobre temas estratégicos e sociais, aproximando os leitores das principais questões que envolvem as Forças Armadas e a sociedade.