A Embraer anunciou com entusiasmo o início oficial da montagem estrutural do primeiro KC-390 Millennium para a Áustria. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 14 de fevereiro, durante cerimônia realizada em São Paulo na presença de delegação de representantes do governo austríaco.
O presidente e CEO da Embraer, Bosco da Costa Junior, não deu uma data oficial para a entrega da unidade, mas garantiu que será “em breve”.
“O C-390 está estabelecendo novos padrões como uma aeronave de transporte aéreo verdadeiramente multimissão. Ele oferece uma combinação imbatível de tecnologia de ponta, confiabilidade e baixos custos operacionais, com desempenho inigualável”.
O contrato foi assinado em 22 de julho de 2024 e prevê a venda de 4 aeronaves para a Áustria com entregas previstas para começarem em 2027 e terminarem em 2030. Na época, a Embraer também assinou contrato com a Holanda, de 5 aeronaves.
Em ambas as nações, os KC-390 Millennium vão substituir frotas antigas de Hércules C-130 da Lockheed Martin.
Com 26 toneladas e velocidade de 470 nós, o KC-390 já opera em Forças Armadas do Brasil, Portugal, Hungria, República Tcheca, Coréia do Sul, Suécia e Eslováquia.
A aeronave é útil em multimissões, como transporte de carga, pessoal e veículos, manutenção de paz, operações especiais, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios, apoio humanitário, gerenciamento de desastres e reabastecimento aéreo.