O concurso público para a Escola de Especialistas da Aeronáutica vai ocorrer neste domingo, 4 de junho, Veja algumas informações e dicas muito importantes sobre a carreira de sargentos da Força Aérea Brasileira.
- Ocorrerá nesse domingo, dia 04, a prova da Escola de Especialista da Aeronáutica (EEAR). Por isso, trouxemos algumas informações sobre a carreira enquanto sargento da Força Aérea.
- Situada em Guaratinguetá, a EEAr forma os sargentos de carreira da Força Aérea Brasileira (FAB) e oferece dois cursos na sua formação: Curso de Formação de Sargentos (CFS) e o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS), esse tem como requisito mínimo o ensino técnico relativo à especialidade de interesse que é escolhido pelo candidato no momento da inscrição no Exame de Admissão, são elas: aero navegantes, não-aeronavegantes e controlador de tráfego aéreo (BCT). Todas elas têm vagas disponíveis para ambos os sexos.
- É importante ressaltar que, dependendo da especialidade que o candidato opte no momento da inscrição, são exigidos diferentes níveis de inglês para a resolução exame intelectual. Sendo de nível básico para aeronavegantes e não-aeronavegantes e intermediário para BCT.
- Aqueles que optam pela especialidade CFS se formam em dois anos e para EAGS em apenas um, visto que eles recebem principalmente as instruções necessárias ao profissional militar.
- Após o período básico, o aluno é nomeado terceiro sargento e a elevação de patente ocorre a cada 7 anos, segundo a última reforma nas carreiras militares.
- Aqueles que escolhem uma especialidade do campo básico, como BCT, após chegarem a segundo sargento tem a possibilidade para fazer uma prova interna para chegar a coronel
- Caso opte pelo grupamento de serviço também existe a possibilidade de se tornar oficial, entretanto, como primeiro sargento e é exigido o Curso de Aperfeiçoamento de Sargento, porém, alcança a patente de capitão.
- Durante a carreira você pode fazer especializações como paraquedista (PQD), Instrutor de Tiro, Guerra na Selva, entre outros.
- Por vezes os candidatos o limite de idade dos concursos militares é um empecilho para os concurseiros, mas na EEAr jovens de 17 a 25 anos de idade (até 31 de dezembro do ano da matrícula) podem prestar o concurso.
Para mais informações, consulte o edital do concurso clicando aqui.