Um grupo de militares das Forças Armadas se reuniu com o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) nessa manhã de segunda-feira, 25 de abril de 2022. Na reunião foram abordados assuntos relacionados ao planejamento de ações para que o Ministério da Defesa reveja decisões tomadas sobre os salários dos graduados e pensionistas, que na última reestruturação das carreiras acabaram ficando de fora das vantagens concedidas pela lei.
O grupo, com 30 militares e pensionistas, representando cerca de 250 mil famílias de militares graduados residentes no Rio de Janeiro, quase todos suboficiais e sargentos, mostrou ao deputado do PSol “a conta” do prejuízo. Individualmente cada um apresentou suas sugestões para reparar os erros da lei 13.954. Entre as soluções apresentadas a mais defendida foi a elaboração de portarias pelos comandantes das Forças Armadas concedendo percentuais de reajuste sobre cursos feitos pela tropa que já está na reserva.
Glauber Braga foi apresentado ainda a outro problema, a discriminação entre praças e oficiais que ocorre em hospitais militares. Segundo pensionistas e militares presentes, os hospitais militares hierarquizam os atendimentos, causando constrangimentos desnecessários na medida em que todos são igualmente pacientes. Algumas pessoas reclamaram da inexistência de uma demonstração de aplicação de recursos oriundos do FUSMA, FUNSA e FUSEX nos hospitais militares, o que julgam ser necessário.
O parlamentar declarou que acredita que a ordem de atendimento tem que ser de acordo com o problema de saúde e jamais por conta de postos ou graduações, que no que diz respeito a saúde não pode existir esse tipo de coisa, disse.
Glauber Braga declarou que vai convocar para uma audiência pública os comandantes das Forças Armadas e o Ministro da Defesa para debater com graduados sobre as questões ainda em aberto da reestruturação das carreiras. Disse que o comandante que se recusar a comparecer pode ser denunciado.
Durante uma de suas falas, Glauber Braga disse que pode ser que concorra novamente para o cargo de deputado federal esse ano. Disse ainda que pode trabalhar em cooperação com Paulo Ramos na questão dos direitos pleiteados no STF. Glauber apontou a Suboficial Eliane Moreira, uma das militares que esteve em 2019 no Congresso Nacional, como também provável candidata a deputada federal esse ano pelo estado do Rio de Janeiro.
Robson Augusto – Revista Sociedade Militar