Na última sexta-feira (20), reuniram-se no Palácio do Planalto os Comandantes da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen; o ex-comandante do Exército, General Júlio Cesar de Arruda; e da Aeronáutica, o Tenente Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

O objetivo da reunião era levar ao ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, os principais projetos estratégicos de suas pastas para o corrente ano. Na ocasião estavam presentes também o Presidente Luís Inácio Lula da Silva, o Vice-presidente, Geraldo Alckmin, bem como o Ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Os projetos de cada Força
A Marinha apresentou como prioridades o Programa de Submarinos (PROSUB), o Programa Nuclear e o Programa Fragatas Classe Tamandaré.
O Exército, por sua vez, indicou o Programa Estratégico Forças Blindadas, o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), assim como os programas Defesa Antiaérea, Defesa Cibernética, de Aviação, e o Astros 2020 – que trata de um sistema de mísseis e foguetes de alta tecnologia.
A Força Aérea destacou como prioritários o avião de transporte multimissão KC-390 Millennium, o caça multiuso F-39 Gripen, e o C-408 (aeronave de transporte leve).
Outros temas abordados
Além dos projetos prioritários da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, foram tratados como importantes
- investimentos da Indústria da Defesa aliada à geração de empregos;
- apoio da iniciativa privada na área.
Cada projeto visa à promoção de desenvolvimento do conhecimento nacional, capacitação e integração da Base Industrial de Defesa, sendo, pois, tratados como principais instrumentos para a capacidade para defender, com eficiência, a soberania e os interesses do País.