De acordo com o portal Africa News, Argélia e Rússia discutiram recentemente um fortalecimento de sua cooperação militar, durante uma visita a Argel do Secretário do Conselho de Segurança da Rússia Nicholai Patrushev, disse o Ministério da Defesa da Argélia.
O oficial russo, acompanhado por uma grande delegação, discutiu com o chefe de gabinete do Exército da Argélia, Said Chanegriha, sobre “a situação de cooperação militar entre os exércitos dos dois países e maneiras de fortalecê-la”, de acordo com uma declaração do ministério.
Esta visita “representa para nós a expressão da firme e a franca vontade que anima os dois países em fortalecer ainda mais a parceria estratégica e histórica que caracteriza suas relações bilaterais, particularmente no campo da cooperação militar”, disse Chanegriha.
Patrushev, citado no comunicado, disse que seu país estava trabalhando para “fortalecer ainda mais” as relações entre a Argélia e a Rússia.
Durante essa visita, o Secretário do Conselho de Segurança da Rússia também foi recebido pelo presidente da Argélia, Abdelmadjid Tebboune, de acordo com imagens transmitidas pela rede de televisão estatal.
Moscou é um dos principais fornecedores de armas para a Argélia, o país africano de maior território no continente.
O presidente argelino deve fazer uma visita de estado à Rússia em maio. Argel e Moscou têm relações privilegiadas de longa data. Em 2021, o comércio entre os dois países atingiu três bilhões de dólares, mesmo em meio à pandemia de Covid-19.