RSM - Revista Sociedade Militar
  • AO VIVO
  • Página Inicial
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Concursos e Cursos
  • Gente e Cultura
RSM - Revista Sociedade Militar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Forças Armadas Ministério da Defesa

Restrições orçamentárias: Marinha envia militares para o SUS e declara desarmamento do primeiro submarino inteiramente construído no Brasil, o Tamoio

por JB Reis
22/01/2024
A A

Conforme publicado pela Revista Sociedade Militar, em comunicado aos militares e dependentes beneficiários do sistema de saúde da Marinha, para o qual descontam mensalmente uma parcela de suas remunerações, a Capitânia dos Portos do Rio Paraná, disse que a Marinha passa por “severas restrições orçamentárias” e pede para os usuários procurarem o SUS em atendimento de alta complexidade.

O informativo foi publicado no site da Capitania Fluvial do Rio Paraná. Abaixo, segue uma amostra do documento.

“Devido as severas restrições orçamentárias impostas pela DSM às Organizações militares hospitalares (OMH) e Organizações militares com facilidades médicas (OMFM), comunico:

A) A partir do dia 26 de janeiro 2024 estarão suspensos os atendimentos de “Urgência”, “Emergência” e “Pronto Atendimento” no Hospital Ministro Costa Cavalcanti para toda família naval; (…)

C) Para os atendimentos de alta complexidade como: insuficiência respiratória, sintomas cardiovasculares e respiratórios agudos, alterações neurológicas, convulsões, acidentes e emergências em geral, os usuários deverão buscar atendimento na rede pública de saúde, como preconizado no item 6.1.6 da DGPM-401(3ªRev.-MOD-7); (…)”

É bem possível que isso seja apenas “o princípio de dores”. No ano passado, na Câmara dos Deputados, o comandante da Marinha, almirante Olsen declarou aos presentes:

“Em termos de governança orçamentário-financeira, é assim que está distribuído o orçamento da Força: 88% do orçamento hoje é de despesas obrigatórias, compostas de pagamento de pessoal, assistência médico-odontológica, movimentação em diária, ajuda de custo, auxílio-fardamento…” 


TAMOIO DESARMADO

Em 17 de janeiro de 2024, foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria nº14/MB/MD. Assinada pelo almirante Carlos Sampaio Olsen, comandante da Força Naval, o documento dá mais um passo na baixa definitiva do submarino Tamoio, a qual teve início no ano passado. 

Um detalhe importante é que a atual Portaria altera a anterior e substitui o destino do Tamoio. Anteriormente ele ficaria sob a guarda do Comando da Força de Submarinos (ComForS). Agora a redação é a seguinte:

“Art. 3° Após a Mostra de Desarmamento, o casco do ex-Submarino “Tamoio” ficará sob a guarda do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), até a destinação definitiva do mesmo.”

Segundo o Decreto nº 95.480/1987, “Mostra de Desarmamento” é a cerimônia com que se encerra ou se interrompe a vida militar de um navio da Armada, por motivo de baixa, definitiva ou temporária. Esta cerimônia realizar-se-á depois de expedido o ato de baixa ou de transferência para a reserva.

Em 1987, o “Tamoio” foi primeiro submarino inteiramente construído no Brasil.

Também em depoimento na Câmara dos Deputados, o comandante da Marinha disse:

“É inadmissível uma Força que não tenha capacidade de causar dano, e capacidade de causar dano exige treinamento, exige munição, exige óleo, exige manutenção dos seus bens. Então, exatamente em função daquele quadro orçamentário, nós temos perdido capacidade de atuação em todo aquele espaço.”

Texto de JB Reis

 

Ver Comentários

Artigos recentes

  • Enem 2025 já tem data marcada! Veja quando se inscrever e o que esperar das provas 09/05/2025
  • Bruxas da Noite: a saga das pilotos soviéticas que aterrorizavam nazistas em biplanos de lona 09/05/2025
  • A incrível Guerra aos Emus: quando a Austrália lutou contra aves… e perdeu! 09/05/2025
  • Silenciosa, mas perigosa: Rússia e Coreia do Norte iniciam construção de ponte que liga os dois países e assusta potências globais 09/05/2025
  • Orçamento estrangulado ameaça defesa nacional; General Richard alerta para riscos do subfinanciamento 09/05/2025
  • Jato militar mais poderoso do Hemisfério Sul pode ganhar asas na Colômbia: guerra interna e frota obsoleta levam o país a buscar socorro no Brasil e investir pesado no KC-390 da Embraer em nova fase de rearmamento 09/05/2025
  • A arma que prometia ser a maior revolução dos blindados dos EUA acaba soterrada sob escombros: Tanque de combate que custou bilhões aos EUA é cancelado após falhas humilhantes em testes, se tornando um símbolo de fracasso, desperdício e ineficiência militar. 09/05/2025
  • A assombrosa perspectiva salarial dos militares até 2030: estudo aponta perdas históricas e cenário preocupante 09/05/2025
  • Concurso TJM-SP: Inscrições já estão abertas! Vagas para níveis médio e superior com salários até R$ 8.514,27 09/05/2025
  • Brasileiro compra ‘tanque de guerra’ para uso civil com proteção contra explosões nucleares 09/05/2025
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade e Cookies
- Informações sobre artigos, denúncias, e erros: WhatsApp 21 96455 7653 não atendemos ligação.(Só whatsapp / texto) - Contato comercial/publicidade/urgências: 21 98106 2723 e [email protected]
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Conteúdo Membros
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Concursos e Cursos
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Gente e Cultura
  • Autores
    • Editor / Robson
    • JB REIS
    • Jefferson
    • Raquel D´Ornellas
    • Rafael Cavacchini
    • Anna Munhoz
    • Campos
    • Sérvulo Pimentel
    • Noel Budeguer
    • Rodrigues
    • Colaboradores
  • Sobre nós
  • Anuncie
  • Contato
  • Entrar

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.