Destaque no site de notícias do Exército, com subtítulo “Diplomacia Militar“, um brasileiro concluiu com destaque o curso de Oficial de Estado-Maior da Escola Superior de Guerra do Exército Argentino.
O tenente-coronel Márcio Robério de Oliveira Lima obteve o primeiro lugar entre os oficiais estrangeiros e recebeu o prêmio “Escuela Superior de Guerra” e a distinção “Recompensa al Mérito a la Confraternidad Militar”.
O curso capacita oficiais superiores das Forças Armadas Argentinas e de nações amigas para o assessoramento e condução de organizações militares dos níveis Brigada, Divisão e Corpo de Exército.
Ao longo do curso, os alunos aprimoram o pensamento crítico e a capacidade de planejamento, para analisar, decidir e resolver problemas em ambientes operacionais complexos.
O curso de Oficial de Estado-Maior tem a duração de dez meses e abrange disciplinas como geopolítica e defesa nacional, operações militares, estratégia e pensamento militar contemporâneo, história militar e inteligência estratégica.
Para a conclusão do Curso são realizados diferentes exercícios de simulação de combate, permitindo aos alunos colocar em prática os conhecimentos adquiridos quanto ao planejamento e resolução de problemas militares de nível operacional.
O representante brasileiro, tenente-coronel Robério, concluiu o curso de nível pós-graduação, com o trabalho “Operações de Cooperação e Coordenação com Agências na Faixa de Fronteira e na Amazônia Legal“. A pesquisa visa fomentar o combate a crimes transfronteiriços e ambientais em nosso continente.
A presença de militares brasileiros em academias militares estrangeiras é parte dos Objetivos Estratégicos do Exército, que visam incrementar a integração, a cooperação e a confiança mútua entre as nações amigas, bem como projetar a imagem do Brasil e do Exército Brasileiro no cenário internacional.