RSM - Revista Sociedade Militar
  • AO VIVO
  • Página Inicial
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Concursos e Cursos
  • Gente e Cultura
RSM - Revista Sociedade Militar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Setores Estratégicos Ciência e Tecnologia

Conheça as inovações mais incríveis da Força Aérea Brasileira: o motor turbojato TR-5000 e o Veículo Lançador de Microssatélites prometem colocar o Brasil no topo da tecnologia aeroespacial da região

Força Aérea Brasileira impressiona com o motor TR-5000 e o Veículo Lançador de Microssatélites! Conheça os projetos que estão levando o Brasil ao topo da tecnologia aeroespacial!

por Noel Budeguer
23/10/2024
A A

De acordo com o portal Defesa Aérea e Naval, em uma cerimônia destacada, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi recebido pelo Comandante da Força Aérea, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, acompanhado pelos Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica. O encontro ocorreu no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, São Paulo.

Este evento representou um marco importante, com a inauguração de um novo bloco de alojamento estudantil no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), ampliando a capacidade de acomodação para 80 alunos e reafirmando o compromisso do governo Lula com a educação e a inovação tecnológica.

Motor turbojato TR-5000 da FAB

O TR-5000 é um motor turbojato 100% nacional, desenvolvido pela Força Aérea Brasileira (FAB) em colaboração com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). O motor foi projetado para gerar uma força de 5 kN, sendo ideal para veículos aéreos não tripulados (VANTs) e para a geração de energia em sistemas multicombustíveis. Seu design inclui avanços como a capacidade de operar de forma autônoma, sem a necessidade de sistemas auxiliares de bancos de testes, tornando-o mais versátil e eficiente. Além disso, o motor conta com uma câmara de combustão e compressores de última geração, posicionando-se como uma inovação fundamental na indústria aeroespacial brasileira.

Este motor faz parte de um projeto financiado desde 2011, representando uma grande oportunidade para o desenvolvimento tecnológico no Brasil, com aplicações tanto no setor militar quanto na indústria de geração de energia.

Compromisso com o avanço científico da Força Aérea e do país

O Tenente-Brigadeiro Damasceno expressou sua gratidão pelos investimentos do governo Lula na indústria aeronáutica e destacou os diversos projetos aeroespaciais em andamento. Desde o ITA em Fortaleza até o novo Museu Aeroespacial em São Paulo, a FAB demonstra seu papel essencial no desenvolvimento de soluções inovadoras, sempre buscando a sinergia entre operações e bem-estar coletivo.

A comitiva presidencial também teve a oportunidade de conhecer o Veículo Lançador de Microssatélites (VLM), uma iniciativa do IAE que visa posicionar o Brasil como uma potência espacial, capaz de lançar microssatélites em órbitas baixas. Este projeto é um testemunho da capacidade do Brasil de competir no cenário aeroespacial internacional.

Veículo Lançador de Microssatélites (VLM)

VLM -1 — Agência Espacial Brasileira

O VLM é uma iniciativa do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) que busca posicionar o Brasil como um ator competitivo na indústria espacial. Seu objetivo é lançar microssatélites em órbitas baixas, com um design pensado para ser eficiente e de baixo custo em comparação com outros lançadores. Este projeto é um passo importante em direção à autonomia espacial do Brasil e reforça sua posição no cenário internacional.

A visão de lula e da Força Aérea para a defesa e a tecnologia

O Presidente Lula ressaltou a importância de fortalecer a indústria de defesa, não só para proteger o território nacional, mas também para impulsionar o Brasil como líder na indústria global de defesa. A visão do presidente é clara: investir em ciência e tecnologia é fundamental para a soberania e o progresso do país. Ao final do evento, o Comandante da Aeronáutica presenteou o presidente com uma miniatura da Turbina TR-5000, simbolizando a contínua colaboração entre a FAB e o governo na busca por inovação e segurança nacional.

Ver Comentários

Artigos recentes

  • Enquanto a Marinha, o Exército e a Aeronáutica reverenciavam os heróis brasileiros da FEB com cerimônias militares, Lula ‘marcha’ com Putin e Maduro em Moscou 09/05/2025
  • O território do Brasil que pode ser controlado pelos EUA — Segundo portal de notícias, tratados da Segunda Guerra justificariam o ato 09/05/2025
  • Tecnologia da Força Aérea promete tornar Gripen brasileiro um dos caças mais avançados do mundo: uma lenda indetectável, capaz de confundir os radares dos inimigos com alvos fantasmas 09/05/2025
  • Enem 2025 já tem data marcada! Veja quando se inscrever e o que esperar das provas 09/05/2025
  • Bruxas da Noite: a saga das pilotos soviéticas que aterrorizavam nazistas em biplanos de lona 09/05/2025
  • A incrível Guerra aos Emus: quando a Austrália lutou contra aves… e perdeu! 09/05/2025
  • Silenciosa, mas perigosa: Rússia e Coreia do Norte iniciam construção de ponte que liga os dois países e assusta potências globais 09/05/2025
  • Orçamento estrangulado ameaça defesa nacional; General Richard alerta para riscos do subfinanciamento 09/05/2025
  • Jato militar mais poderoso do Hemisfério Sul pode ganhar asas na Colômbia: guerra interna e frota obsoleta levam o país a buscar socorro no Brasil e investir pesado no KC-390 da Embraer em nova fase de rearmamento 09/05/2025
  • A arma que prometia ser a maior revolução dos blindados dos EUA acaba soterrada sob escombros: Tanque de combate que custou bilhões aos EUA é cancelado após falhas humilhantes em testes, se tornando um símbolo de fracasso, desperdício e ineficiência militar. 09/05/2025
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade e Cookies
- Informações sobre artigos, denúncias, e erros: WhatsApp 21 96455 7653 não atendemos ligação.(Só whatsapp / texto) - Contato comercial/publicidade/urgências: 21 98106 2723 e [email protected]
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Conteúdo Membros
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Concursos e Cursos
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Gente e Cultura
  • Autores
    • Editor / Robson
    • JB REIS
    • Jefferson
    • Raquel D´Ornellas
    • Rafael Cavacchini
    • Anna Munhoz
    • Campos
    • Sérvulo Pimentel
    • Noel Budeguer
    • Rodrigues
    • Colaboradores
  • Sobre nós
  • Anuncie
  • Contato
  • Entrar

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.