No final de janeiro deste ano, a Revista Sociedade Militar noticiou descobrimento de um dos maiores novo e gigantesco depósito de urânio do mundo. A China tem a maior capacidade instalada de energia renovável do mundo, com destaque para as energias de matrizes solar, eólica e hidrelétrica. Em 2021, a capacidade total de renováveis ultrapassou 1.000 GW, representando 43,5% da capacidade total de geração de energia do país.
A capacidade solar da China (228 GW) supera a do resto do mundo combinado, enquanto sua capacidade eólica (310 GW) inclui a maior infraestrutura de energia eólica offshore global.
China é líder em energia limpa
De acordo com dados da earth.org, o país está a caminho de atingir sua meta de 1.200 GW de energia solar e eólica até 2025, cinco anos antes do previsto para 2030.
A participação das energias renováveis na geração total de eletricidade deve crescer para 36% até 2025, alinhada com o objetivo de neutralidade de carbono até 2060
Apesar de todo esse know-how em energia limpa, como informado pela agência de notícias chinesa Xinhua, nesta segunda-feira, 31 de março, a China anunciou mais uma descoberta estonteante, que deve abalar o mercado de combustíveis.
A China National Offshore Oil Corporation (CNOOC) descobriu um campo de petróleo no Mar da China Meridional com reservas comprovadas que excedem 100 milhões de toneladas.
A feliz localização estratégica do campo Huizhou 19-6
O que foi bastante ressaltado por agências noticiosas pelo mundo é que o recém-descoberto campo petrolífero Huizhou 19-6 não fica em nenhuma parte disputada do Mar da China Meridional.
Ao contrário, para tranquilidade do governo chinês, o sítio fica totalmente dentro da Zona Econômica Exclusiva da China, que se estende por 200 milhas náuticas ou 370 km de sua costa.
O campo petrolífero, a cerca de 170 km (106 milhas) da costa de Shenzhen, fica a uma profundidade média de 100 metros.
Segundo a página de finanças do site Yahoo, o relatório chinês acrescenta que a perfuração de teste rendeu uma produção diária de 413 barris de petróleo bruto e 68.000 metros cúbicos de gás natural.
O que são rochas clásticas e seu papel na exploração de petróleo
Huizhou 19-6 é o primeiro campo petrolífero clástico integrado em larga escala da China nas camadas profundas e ultraprofundas, disse o relatório.
Um campo petrolífero clástico refere-se a um tipo de depósito de petróleo que se forma em rochas clásticas, que são compostas por fragmentos de rochas preexistentes, como arenitos, conglomerados e argilitos.
Essas rochas são formadas por processos sedimentares e podem servir como reservatórios de petróleo.
Essas reservas são desafiadoras para a exploração de petróleo e gás, dadas as altas temperaturas e pressões exercidas nessas profundidades.
A China quer reduzir sua dependência de importações para reforçar sua segurança energética, mas suas importações de petróleo bruto devem atingir o pico já no ano que vem, à medida que a demanda por combustível para transporte começa a diminuir para o maior comprador de petróleo do mundo.