Mais de 300 militares do Exército Brasileiro e agentes de segurança iniciaram uma grande operação na fronteira entre o estado do Mato Grosso e a Bolívia. A ação, batizada de Ágata Jauru I, começou na segunda-feira (24) e tem como principal objetivo combater o tráfico de drogas, o contrabando de mercadorias e o garimpo ilegal na região. Com reforço na fiscalização e intensificação das atividades de patrulhamento, a operação busca coibir a atuação de organizações criminosas que atuam na faixa de fronteira.
Ao todo, 328 militares e agentes participam da operação, que reúne diversas instituições em uma atuação coordenada e integrada. A operação se destaca pelo amplo aparato mobilizado e pela união entre forças estaduais, federais e até marítimas, o que demonstra o comprometimento com o fortalecimento da segurança pública na região. A presença ostensiva das forças visa impedir o avanço de atividades ilícitas e fortalecer o controle do território nacional em pontos estratégicos da divisa com o país vizinho.
A informação foi divulgada por Primeira Página na manhã desta quarta-feira (26). A operação conta com a participação das seguintes forças: Exército Brasileiro, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Grupo Especial de Fronteira (GEFRON), Delegacia Especializada de Repressão a Crimes de Fronteira (DEFRON), Polícia Militar do Estado do Mato Grosso, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Marinha do Brasil.