O Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, quebrou o silêncio que marcou sua personalidade ao longo dos últimos meses e divulgou nesta sexta-feira, 28 de fevereiro, uma mensagem especial aos jovens que serão incorporados à Força Terrestre pelo serviço militar em 2025.
“Jovens soldados, o treinamento militar que receberão será intenso e desafiador, exigindo o máximo de todos. A cada obstáculo superado, um novo objetivo será conquistado, fortalecendo o corpo e o espírito. Ao se dedicarem à proteção do território e da soberania nacional, vocês personificarão o mais puro amor à Nação. Seus familiares poderão compartilhar essa jornada com orgulho e esperança, reconhecendo que a Força Terrestre também é uma grande família, que acolhe seus filhos com respeito e responsabilidade”.
Conforme já revelado pelo jornalista Robson Bonin, de Veja, em 23 de fevereiro, Paiva vai abandonar a estadia na caserna e dar mais declarações públicas de assuntos relevantes para os militares, algo que vinha se abstendo principalmente por causa do dano à imagem institucional das Forças Armadas constatado por pesquisas de confiança da população brasileira e também da suspeição sobre os militares em razão de suposta participação na tentativa de golpe de Estado investigada pela Polícia Federal e Procuradoria-Geral da República.
Tamanho era o receio de repercussões negativas de suas ações que o Exército contratou uma pesquisa por mais de R$ 700 mil pra captar a opinião pública sobre temas relevantes e quebrou tradição ao não divulgar a mensagem de fim de ano do Comandante às tropas.
Agora, com o envio da denúncia da PGR ao STF (Supremo Tribunal Federal) que, na visão do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, separa os CPFs das instituições, o General estaria avaliando que já é possível virar a página.
Confira a mensagem especial na íntegra divulgada pelo Comandante do Exército
O Exército Brasileiro se alegra ao abrir seus portões para receber cidadãos de todo o Brasil que cumprirão a honrosa missão constitucional de defender a Nação brasileira, dando continuidade ao legado de nossos antepassados. Jovens Soldados, sejam bem-vindos à caserna!
Ingressar no Exército Brasileiro é mais do que um marco, é um momento carregado de emoção, de significado e de transformação para esses jovens e seus familiares. Para todos nós, militares, vestir o uniforme camuflado não é apenas uma escolha profissional, mas uma declaração de amor à Pátria e de dedicação a uma causa maior, à defesa de sua soberania e o compromisso com seu desenvolvimento.
Cada passo dado ao marchar em direção ao Portão das Armas simboliza o início de uma jornada que moldará suas vidas para sempre.
Ao relembrar a Batalha de Guararapes, em 1648, gênese do Exército Brasileiro, a história nos revela momentos de luta e superação, em que nosso povo uniu forças para defender sua terra. Atualmente, ao se integrarem a essa consagrada Instituição, vocês se conectam a uma linha de coragem e resiliência que atravessa os séculos.
O Exército Brasileiro tem suas bases alicerçadas em dois pilares, a hierarquia e a disciplina, valores fundamentais que sustentam a nossa Força. Significam a obediência e o respeito às leis e às ordens dos superiores, que são vitais para a existência da Instituição e dever de todo militar, e, aliados ao compromisso de tratar com afeição os irmãos de Armas e, com bondade, os subordinados, nos mantêm unidos, coesos e fortes.
Saibam que nosso uniforme representa não só uma identidade, mas também uma missão de grandeza. Envergá-lo é um ato que transcende o individual, pois carrega consigo o compromisso com o patriotismo, o civismo, a fé na missão do Exército, o amor à profissão e o espírito de corpo.
Jovens soldados, o treinamento militar que receberão será intenso e desafiador, exigindo o máximo de todos. A cada obstáculo superado, um novo objetivo será conquistado, fortalecendo o corpo e o espírito. Ao se dedicarem à proteção do território e da soberania nacional, vocês personificarão o mais puro amor à Nação. Seus familiares poderão compartilhar essa jornada com orgulho e esperança, reconhecendo que a Força Terrestre também é uma grande família, que acolhe seus filhos com respeito e responsabilidade.
O Exército Brasileiro possui missões fundamentais que orientam sua atuação: defender a Pátria, empregando seu “Braço Forte”, e garantir os poderes constitucionais, a lei e a ordem. Além disso, coopera com o desenvolvimento nacional e o bem-estar social, estendendo a “Mão Amiga” que leva ajuda e esperança aos irmãos brasileiros nos momentos de emergência. Essas atribuições dão sentido ao esforço de cada recruta e reafirmam a importância de sua presença na construção de um país mais forte e seguro.
Nas palavras de Olavo Bilac, Patrono do Serviço Militar, servir à Pátria é uma forma de promover a disciplina, a coesão e o patriotismo, bem como de reafirmar os princípios democráticos. Façam essa mensagem ressoar em seus atos e saibam que a dedicação e o comprometimento de vocês serão fundamentais para que a Força possa vencer os desafios impostos, preservando nossos valores e tradições. Sejam movidos por um profundo senso do dever e tenham orgulho de pertencer ao invicto Exército de Caxias!