O porto de Santos, o maior do Brasil e da América Latina, está prestes a passar por uma transformação significativa.
Em breve, o Tecon 10, um novo megaterminal de contêineres, será instalado, trazendo um aumento considerável na capacidade de movimentação de cargas.
Este projeto, iniciado em 2019, tem como objetivo responder por até 33% da movimentação de contêineres do maior porto da região, o que promete alavancar ainda mais sua importância no comércio internacional.
Com a implantação do Tecon 10, o volume de movimentação de contêineres deverá crescer 50%, uma grande oportunidade para o Brasil consolidar sua posição como um dos principais players do mercado global.
O leilão que determinará o vencedor da concessão do terminal está previsto para ocorrer ainda em 2025, na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).
A fase de consulta pública foi finalizada em 24 de março, e agora, a documentação será enviada à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e ao Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), que seguirão com o processo junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) para liberar a publicação do edital.
Localização estratégica e expansão da infraestrutura
O Tecon 10 será localizado na região do cais do Saboó, na margem direita do porto de Santos.
Este ponto estratégico abrigará o terminal de contêineres da Ecoporto e outras estruturas de operadores do porto, que atualmente operam com contratos temporários.
Com uma área total de 621.975 metros quadrados, o Tecon 10 não só ocupará um espaço considerável, mas também ampliará as áreas dedicadas ao manuseio de cargas, o que é essencial para aumentar a eficiência da operação portuária.
A infraestrutura do Tecon 10 contará com:
-
Um cais linear de 1.505 metros de comprimento
-
Quatro berços de atracação, que permitirão maior flexibilidade nas operações
-
14 portêineres, guindastes de última geração, responsáveis por movimentar os contêineres
-
10.900 espaços dedicados ao empilhamento de contêineres
-
5.800 tomadas para contêineres refrigerados
Além disso, o projeto prevê um aumento na movimentação de carga geral, além dos contêineres, e o terminal será considerado um terminal multipropósito.
A adaptação para os maiores navios do mundo
Uma das maiores inovações do Tecon 10 é a capacidade de receber os maiores navios de carga do mundo, conhecidos como navios da classe Triple E.
Estes gigantes dos mares têm até 400 metros de comprimento, 59 metros de largura e 73 metros de altura, com uma capacidade de até 18.000 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).
Apenas a gigante dinamarquesa Maersk opera esses navios, que são capazes de transportar volumes de carga imensos.
Atualmente, o porto de Santos recebe navios da classe New Panamax, com 366 metros de comprimento, porém, há restrições devido ao calado do porto.
Com isso, o governo federal já está realizando estudos para garantir que o canal de acesso ao porto tenha um calado permanente de 17 metros, o que permitirá que os navios da classe Triple E possam ser recebidos sem restrições.
A evolução do Tecon 10 e o impacto nas operações
O projeto do Tecon 10 passou por modificações ao longo dos anos.
Inicialmente, o plano original era construir três berços de atracação, mas foi ampliado para quatro, o que permitirá a operação simultânea de navios das classes Triple E e New Panamax.
Essa ampliação resultará em uma capacidade estimada de movimentação de até 3,5 milhões de TEUs por ano, o que representa um aumento considerável quando comparado aos 5,4 milhões de TEUs movimentados pelos terminais de contêineres de Santos em 2024.
O processo de operação do Tecon 10 será gradual.
No início, a movimentação ocorrerá no berço da Ecoporto, com os outros dois berços entrando em operação nos anos seguintes.
O terminal terá sua operação plena no nono ano de contrato, com um crescimento gradual conforme as obras e a ampliação do terminal avancem.
Contribuição para a economia e o futuro do comércio internacional
A implementação do Tecon 10 é uma clara estratégia do Brasil para aumentar sua competitividade no mercado global de comércio e logística.
A ampliação da capacidade de movimentação de contêineres será um fator chave para atrair mais clientes e aumentar as exportações brasileiras, uma vez que o porto de Santos representa uma importante rota de escoamento para a produção nacional.
Ao permitir que o Tecon 10 receba os maiores navios de carga do mundo e opere com eficiência máxima, o Brasil estará mais preparado para atender à crescente demanda do comércio internacional.
Isso poderá resultar em uma redução dos custos logísticos e no fortalecimento da economia do estado de São Paulo e do país como um todo, além de gerar mais empregos e investimentos na região.
O Tecon 10 também é parte de um movimento maior de modernização do Porto de Santos, que inclui a concessão de áreas para novos operadores, além da melhoria contínua da infraestrutura, para garantir a competitividade do Brasil no comércio marítimo global.