EUA Ameaçam a SIRIA. Washington diz que governo de Assad usou armas químicas.
O governo sírio usou armas químicas contra seus oponentes, foi a declaração da administração Obama nessa quinta-feira, reconhecendo que o presidente Bashar Assad cruzou a chamada "linha vermelha" que o presidente Obama previsto para a intervenção dos EUA contra a Síria.
Colocar coturnos americanos no terreno em Sírio ainda não é a principal opção, mas funcionários da Casa Branca dizem que agora os EUA vão fornecer outros tipos de "apoio militar", possivelmente incluindo equipamentos de comunicação, suprimentos médicos e, potencialmente, treinamento para as forças rebeldes sírias, que incluem mercenários e membros da AL Qaeda.
De acordo com novas avaliações da inteligência norte americana, o presidente Assad implementou gás sarin e outros agentes contra os rebeldes "várias vezes no ano passado", com pelo menos 100 mortes resultantes diretamente dessas armas.
O senador John McCain disse constatação do presidente deve limpar o caminho para que os EUA possam começar a armar as forças rebeldes, impor uma zona de exclusão aérea sobre o país, interrompendo uma das principais vantagens do regime sírio.
O senador disse que o assunto não é apenas uma questão humanitária, é uma questão de segurança nacional", disse ele. "Se o Irã conseguir com seu apoio manter Bashar Assad no poder, estará enviando uma mensagem de todo o Oriente Médio do poder e influencia do presidente iraniano.
Mais de 90.000 pessoas foram mortas na Síria desde o levante contra o governo de Assad. Os rebeldes, que sempre enfrentaram uma luta difícil contra as forças de segurança do governo.
A Casa Branca está sob intensa pressão para armar os rebeldes e nivelar o campo de jogo. Esta semana mesmo o ex-presidente Clinton criticou a administração Obama por sua posição, dizendo que há risco do atual presidente parecer um "tolo" aos olhos da história, se não intervir fortemente.
Lembramos que o governo norte americano afirmava que no Iraque havia armas de destruição em massa e usou isso para intervir no pais, até hoje essas armas não foram encontradas e muito menos apresentadas ao mundo.
https://sociedademilitar.com.br com informações de Washington Times.