Militares da Rússia receberão tablet inovador que opera até SUBMERSO.
O equipamento pode cair de até dois metros, tem funções anti-rastreio e pode operar submerso.
Segundo a voz da Rússia os militares russos podem dentro em breve receber tablets com um sistema operacional nacional. O dispositivo pode funcionar debaixo de água, é protegido da poeira e é operável a temperaturas de até 55 graus.
O RuPad, como o chamam seus criadores, foi desenvolvido por especialistas do Instituto de Pesquisa de Economia de Informática e Sistemas de Gestão (EISU na sigla russa). O tablet existe em duas versões: comum e especial, criada exclusivamente para o Ministério da Defesa.
Hoje, no mercado russo de produtos eletrônicos, mais de 90 por cento são produtos de empresas estrangeiras. Isto se aplica tanto a produtos finais como a componentes. Nesse aspecto, o tablet criado pelo EISU é um exemplo vivo de como se pode resolver o problema da substituição de importações, nota o porta-voz da Corporação Unida de Construção de Instrumentos Leonid Khozin:
“Este novo produto é totalmente russo. Tanto na parte interior do dispositivo como no design exterior. Ou seja, todo o software e o hardware foram desenvolvidos pelo instituto que faz parte da corporação de construção de instrumentos”.
Dois anos atrás, houve uma tentativa de apresentar um sistema operacional nacional. O tablet atual éeado naquele trabalho, mas o sistema operacional foi complementado e melhorado. Além disso, o veículo exterior para este sistema – o tablet. O primeiro modelo é civil, e o segundo, numa carcaça à prova de choque, foi projetado para as Forças Armadas russas e outras agências de segurança. Ambos os tablets vem com software protedo, de modo que a possibilidade de um vazamento de informação, ou de instalação de quaisquer marcadores está excluída.
O novo tablet está equipado não só com um sistema operacional nacional, mas também com um botão especial que permite a qualquer momento desligar fisicamente módulos capazes de transmitir informações – altifalante, microfone, câmera, GPS. O dispositivo está equipado com um processador de dois núcleos e tem também navegação e sistemas modernos de comunicação como 3G, Bluetooth, Wi-Fi, GSM.
Os novos tablets interessam a todas as agências de aplicação da lei que trabalham com informações confidenciais e sensíveis, nota Leonid Khozin:
“São militares, representantes de entidades empresariais, funcionários do governo. Ou seja, aqueles que trabalham com informações secretas, que por razões de serviço tem que levar essas informações para fora de seus escritórios e ter possibilidade de trabalhar com elas em viagem ou no campo. Ele proporciona uma internet segura, canais de comunicação totalmente seguros, um sistema de criptografia”.
Todas as informações que saem do tablet são criptografadas e depois descodificadas pelo dispositivo receptor. Falando de exércitos modernos, é difícil imaginar um soldado moderno sem um computador tablet. Especialmente quando se trata de trabalhar com dados cartográficos, pois meios de comunicação convencionais não resolvem esse problema. Assim que o dispositivo desenvolvido pelos especialistas do EISU tem boas perspectivas. Especialmente tendo em conta a ausência de mercado doméstico russo de dispositivos nacionais semelhantes.
Por enquanto, foi fabricado um lote experimental de tablets – cerca de 100 peças. Eles já foram tomados para testes por várias agências, incluindo o Ministério do Interior, o FSB, e o Ministério da Defesa.
De : https://portuguese.ruvr.ru/news/2014_07_09/Militares-russos-receber-o-tablets-de-produ-o-nacional-9493/
Em https://sociedademilitar.com.br{jcomments on}