“Quantas sepulturas nós temos?” Questionamentos feitos pelo Exército deixa prefeito alarmado e disposto a manter medidas restritivas
Prefeitos do Estado do Rio de janeiro divulgaram em suas redes sociais um ofício do Exército de caráter urgente onde a força terrestre questiona as prefeituras sobre o número de cemitérios, espaço para novos sepultamentos e capacidade de sepultamentos diários.
O prefeito da cidade de Três Rios chegou a gravar vídeo e se mostrou bastante preocupado.
“diante de um documento como esse, pedindo informações sobre nossa capacidade de sepultar pessoas eu não posso de forma alguma afrouxar as nossas medidas… diante de uma possibilidade de caos na nossa saúde pública”, disse o prefeito Josimar Salles
Não há necessidade de alarmismo, a força terrestre coleta informações obviamente para se antecipar na preparação de apoio aos municípios que eventualmente não possuam capacidade de realizar sepultamentos causados pela pandemia de COVID-19.
A possibilidade de “colapso funerário” é uma questão de saúde pública bastante relevante e – como sempre ocorre – pode “cair no colo” das Forças Armadas.
Nota do EB: “O Comando Conjunto Leste reitera seu empenho no combate à pandemia, em colaboração com outras agências, e possui órgãos de coordenação onde eventuais dúvidas podem ser sanadas, evitando-se levar informações distorcidas à população.
Por fim, o Comando Conjunto Leste está atento à evolução da pandemia do Coronavírus (Covid-19), sob a ótica da missão constitucional do Exército Brasileiro e da proteção da Família Militar, apoiando o esforço nacional de combate à pandemia.”