16ª BRIGADA DE INFANTARIA DE SELVA MOBILIZA O COMANDO DE FRONTEIRA JAPURÁ
Tefé (AM) – No dia 17 de janeiro de 2023, foi desencadeada a Operação Japurá, cumprindo determinação do Comandante Militar da Amazônia para a criação do Comando de Fronteira Japurá.
O 3° Pelotão Especial de Fronteira, localizado em Vila Bittencourt, mudará sua subordinação do Comando de Fronteira Solimões / 8º Batalhão de Infantaria de Selva (CFSol / 8º BIS) para o 17º Batalhão de Infantaria de Selva (17°BIS). Essa mudança permitirá que o 17°BIS coordene e planeje, em melhores condições, a proteção e o monitoramento da faixa de fronteira, contra os ilícitos transnacionais e crimes ambientais, aumentando a consciência situacional dos comandantes em todos os níveis.
A 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl), “Brigada das Missões”, segue atuante nas ações de Defesa Externa e vigilância na faixa de fronteira da nossa Amazônia, contribuindo para a manutenção da integridade territorial e sobrepujando as adversidades para cumprir sua missão constitucional de zelar pela nossa soberania.
Fonte: 16ª Brigada de Infantaria de Selva

16ª BRIGADA DE INFANTARIA DE SELVA
MISSÃO
NA DEFESA EXTERNA – COMO FORÇA DE VIGILÂNCIA ESTRATÉGICA
Vigiar a faixa de fronteira compreendida entre a Cachoeira de Machado (N) e a foz do rio Jaquirana (S), proporcionando o alerta oportuno sobre a atuação de forças oponentes que possam comprometer a integridade do território nacional.
NA GARANTIA DOS PODERES CONSTITUCIONAIS, DA LEI E DA ORDEM
Atuar de modo preventivo e operativo contra qualquer forma de ameaça ou agressão que, apoiada ou não do exterior, comprometa a lei, a ordem e os fundamentos do estado democrático de direito.
Prestar apoio logístico, de inteligência, de comunicações e de instrução, bem como assessoramento aos órgãos governamentais envolvidos nas ações de GLO, inclusive nas de combate aos delitos transfronteiriços e ambientais, quando determinado.
NAS AÇÕES SUBSIDIÁRIAS
Cooperar com o desenvolvimento nacional e civil.
MISSÃO SÍNTESE
Manter elevado nível de operacionalidade para realizar ações de defesa externa; GLO; atuar em missões subsidiárias e cooperar com o desenvolvimento regional.
VISÃO DE FUTURO
Ser referencial em nível nacional e intrarregional como Grande Unidade; eficiente, eficaz e efetiva nas suas operações táticas e logísticas, no ambiente fluvial e operacional de selva.
VALORES
Patriotismo; Lealdade; Hierarquia; Disciplina; Verdade; Responsabilidade; Presteza; Rusticidade; Espírito de Corpo e Camaradagem.