RSM - Revista Sociedade Militar
  • AO VIVO
  • Página Inicial
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Concursos e Cursos
  • Gente e Cultura
RSM - Revista Sociedade Militar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Defesa e Segurança Defesa Nacional

Opinião negativa de site chinês sobre o Exército Brasileiro viraliza e gera polêmica

Artigo cita exército brasileiro como o quarto "mais inútil em guerra do mundo"

por Rafael Cavacchini
14/06/2023
A A

Como noticiado anteriormente aqui na Revista Sociedade Militar, o portal chinês Sohu.com publicou uma notícia extremamente desfavorável ao Exército Brasileiro. A matéria, com um conteúdo de gosto duvidoso, pegou mal nos círculos militares brasileiros e gerou forte reação.

A chamada da notícia diz “Os quatro países mais inúteis em guerra do mundo”. A foto é do Exército Brasileiro. Foto: Reprodução / Sohu.com

A reportagem, de fato, é rasa e carece de observações mais técnicas. No entanto, o Sohu é um portal influente na China, com um alcance de mais de 700 milhões de visualizações por mês. Portanto, fazer uma análise como essa, em que coloca o Exército Brasileiro como o quarto pior do mundo, naturalmente, provocou muitos comentários internet afora. Inclusive dos nossos leitores.

Trecho da matéria critica atuação brasileira durante a Segunda Guerra Mundial

A reportagem começa dizendo que “o quarto lugar [do ranking de piores exércitos] é o Brasil, um país bem conhecido no mundo”. Em seguida: “Pode-se dizer que o Brasil joga muito bem futebol. No entanto, não é muito bom em coisas como travar guerras.”, pontua.

O parágrafo continua: “Durante a Segunda Guerra Mundial, o Brasil já lutou ao lado dos Estados Unidos, mas o que deixou as pessoas estupefatas foi que a disciplina do exército brasileiro era muito frouxa, e havia grandes problemas com a aparência.”.

A matéria, contudo, não se apega a nenhuma questão técnica ou econômica. Por exemplo, no trecho que fala sobre o segundo colocado na lista, a Coreia do Sul, o jornalista do Sohu escreveu: “A Coreia do Sul raramente venceu uma guerra na história. Além disso, a partir da Guerra da Coreia, ficou claro que a Coreia do Sul não tem força e não pode se dar ao luxo de combater”. 

Nenhuma citação sobre o tamanho das Forças Armadas Sul-coreanas, ou os investimentos considerados de alta tecnologia que o país faz em equipamento militar.

Reação dos leitores

Os leitores da Revista Sociedade Militar tiveram reações mistas com a reportagem. Um comentário concordou com o site chinês, acrescentando que “O Exército Brasileiro é o reflexo de suas lideranças. Sabem como estes líderes chegaram à lideranca? Meritocracia ou Bajulocracia?”. 

Outro leitor se queixou do estado das Forças Armadas brasileiras atualmente. “Isso é uma reflexão do vergonhoso momento pelo qual nossas forças armadas estão passando, falta credibilidade, respeito e confiança.”, observou.

Um outro internauta, no entanto, observou que nem tudo é uma questão de capacidade de combate. “Na verdade não temos forças capaz de entrar em uma guerra, mas temos um exército que ajuda o povo nas dificuldades”, escreveu o leitor. “[O Exército Brasileiro] tira meninos da rua para servir o país e serem homens de bem, uma pessoa boa respeitosa.”, concluiu.

“Velha guarda” do Exército também opinou sobre a matéria

“Foi-se o tempo que vestir a farda verde oliva era um privilégio, uma honra.”, comentou um internauta. “Sou da classe de 1966, regime militar, os melhores anos passados no Exército Brasileiro. Hoje, virou piada.”, lamentou.

“Imbecil é quem acredita nessa fake news”, criticou outro internauta. “Servi o exército e sei muito bem como é o preparo da nossa tropa. Acreditar nessa matéria é cretinice.”, enfatizou.

Um outro leitor foi mais ameno em suas observações. “O exército tem que agradecer a opinião da China e melhorar sua qualidade. A China não fez críticas, fez uma constatação.”, opinou.

Certamente é um assunto que dá o que falar. Civis e militares tem opiniões muito divergentes sobre o assunto e sobre a matéria, em si.

E você? Qual sua opinião sobre a reportagem? 

Ver Comentários

Artigos recentes

  • Enquanto a Marinha, o Exército e a Aeronáutica reverenciavam os heróis brasileiros da FEB com cerimônias militares, Lula ‘marcha’ com Putin e Maduro em Moscou 09/05/2025
  • O território do Brasil que pode ser controlado pelos EUA — Segundo portal de notícias, tratados da Segunda Guerra justificariam o ato 09/05/2025
  • Tecnologia da Força Aérea promete tornar Gripen brasileiro um dos caças mais avançados do mundo: uma lenda indetectável, capaz de confundir os radares dos inimigos com alvos fantasmas 09/05/2025
  • Enem 2025 já tem data marcada! Veja quando se inscrever e o que esperar das provas 09/05/2025
  • Bruxas da Noite: a saga das pilotos soviéticas que aterrorizavam nazistas em biplanos de lona 09/05/2025
  • A incrível Guerra aos Emus: quando a Austrália lutou contra aves… e perdeu! 09/05/2025
  • Silenciosa, mas perigosa: Rússia e Coreia do Norte iniciam construção de ponte que liga os dois países e assusta potências globais 09/05/2025
  • Orçamento estrangulado ameaça defesa nacional; General Richard alerta para riscos do subfinanciamento 09/05/2025
  • Jato militar mais poderoso do Hemisfério Sul pode ganhar asas na Colômbia: guerra interna e frota obsoleta levam o país a buscar socorro no Brasil e investir pesado no KC-390 da Embraer em nova fase de rearmamento 09/05/2025
  • A arma que prometia ser a maior revolução dos blindados dos EUA acaba soterrada sob escombros: Tanque de combate que custou bilhões aos EUA é cancelado após falhas humilhantes em testes, se tornando um símbolo de fracasso, desperdício e ineficiência militar. 09/05/2025
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade e Cookies
- Informações sobre artigos, denúncias, e erros: WhatsApp 21 96455 7653 não atendemos ligação.(Só whatsapp / texto) - Contato comercial/publicidade/urgências: 21 98106 2723 e [email protected]
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Conteúdo Membros
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Concursos e Cursos
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Gente e Cultura
  • Autores
    • Editor / Robson
    • JB REIS
    • Jefferson
    • Raquel D´Ornellas
    • Rafael Cavacchini
    • Anna Munhoz
    • Campos
    • Sérvulo Pimentel
    • Noel Budeguer
    • Rodrigues
    • Colaboradores
  • Sobre nós
  • Anuncie
  • Contato
  • Entrar

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.