A honraria é a mesma que Lula deu recentemente para vários generais do Exército, Marinha e Aeronáutica, em um gesto de aproximação com as Forças Armadas. Veja aqui na Revista Sociedade Militar a lista de generais elevados ao grau de Grã-Cruz
A decisão de Lula foi publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira (24/11), mas divulgada nesta segunda-feira, sem maiores explicações sobre os motivos que levaram o petista a homenagear o ex-mandatário equatoriano.
Guillermo Lasso, considerado de centro-direita, foi eleito presidente do Equador em abril de 2021. Lasso, um ex-banqueiro, venceu a eleição com 52,5% dos votos, assumindo o cargo após a presidência de Lenín Moreno, que governou o Equador de 2017 a 2021 e que foi sucessor de Rafael Correa, aliado de Lula e membro do Foro de São Paulo.
A Ordem de Rio Branco é a mais alta condecoração da diplomacia brasileira, e é concedida pelo presidente da República a personalidades que se destacaram por seus serviços ao país ou à humanidade. Entre os agraciados com a Grã-Cruz estão chefes de Estado, ministros, embaixadores e altos oficiais militares.
Fonte: Diário Oficial da União