Eram 23h de uma segunda-feira de carnaval quando o Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais (GptOpFuzNav) da Marinha do Brasil (MB), em Apoio à Defesa Civil, foi acionado para uma missão em São Sebastião (SP). Cerca de 12h depois, o efetivo estava pronto para o embarque em direção à cidade atingida pelas fortes chuvas.
A resposta imediata, no dia 20 de fevereiro de 2023, reforçou a importância do emprego rápido e estratégico do GptOpFuzNav.
“Apesar do desafio, é através do planejamento e intensidade que mantemos os fuzileiros aptos a prover o apoio que a população brasileira precisa”, declara o Comandante do Grupamento, capitão de mar e guerra (Fuzileiro Naval) Luís Felippe Valentini da Silva.
Esse processo de preparação conta com o aperfeiçoamento de técnicas e o reconhecimento das regiões mais propensas aos riscos de desastres naturais.
As características de cada operação é o que determina o tipo de atuação necessária – estabelecimento de um hospital de campanha, busca e salvamento, desobstrução de vias e distribuição de donativos.
O GptOpFuzNav em Apoio à Defesa Civil foi ativado pela Marinha em dezembro de 2023 e a previsão é que permaneça em prontidão até março.
A implantação surgiu da necessidade de antecipar imprevistos, dispondo-se de um efetivo focado nas ações emergenciais em um período que historicamente registra fortes chuvas, sobretudo na região Sudeste do Brasil.
“Todas as unidades da Força de Fuzileiros de Esquadra estão capacitadas a integrar grupamentos em apoio à Defesa Civil. Atualmente, o GptOpFuzNav, ativado especificamente em apoio à Defesa Civil, mantém 373 militares e mais de 30 viaturas prontas para responder a partir de 24h após o acionamento”, destaca o Comandante do GptOpFuzNav.
Reforçam ainda a estrutura:
- viaturas especiais para o transporte e armazenamento de água, combustível e material frigorificado;
- nove viaturas leves, incluindo ambulâncias e
- equipamentos de engenharia para desobstrução de vias e remoção de escombros, que incluem
- uma retroescavadeira, um trator e um caminhão basculante.