Novos concursos militares foram adiados nessa segunda-feira, dia 20 de maio. Entraram para a lista agora os concursos para a AFA (Academia da Força Aérea Brasileira) e da EPCAR (Escola Preparatória de Cadetes do Ar).
O adiamento foi motivado pela situação de calamidade no estado do Rio Grande do Sul após as enchentes que deixaram milhares de pessoas desabrigadas.
Na última sexta-feira, outras duas seleções também tiveram as datas adiadas em apoio ao estado e, também para garantir um processo de seleção com garantia de isonomia para todos os inscritos.
Confira a seguir a lista atualizada de concursos militares que tiveram as provas adiadas:
EPCAR
Foi comunicado nessa segunda-feira, dia 20, que as provas do concurso da EPCAR (Escola Preparatória de Cadetes do Ar) mudaram de data.
A mudança foi comunicada pelo site da Força Aérea Brasileira (FAB). Previstas inicialmente para o dia 23 de junho, as provas agora passarão para o dia 18 de agosto.
Clique aqui para ver o comunicado na íntegra.
Os candidatos devem estar atentos as próximas divulgações da EPCAR para conferir o cronograma atualizado com as datas, inclusive, das demais etapas que também foram afetadas com o adiamento.
AFA
A Academia da Força Aérea (AFA) informou, também nessa segunda-feira, que a data da prova objetiva para Oficiais, prevista inicialmente para o dia 07 de julho, foi adiada, passando agora para o dia 04 de agosto.
Clique aqui para conferir o comunicado na íntegra.
Em breve será divulgado o cronograma completo e atualizado.
Colégio Naval
Na última sexta-feira, dia 17, a Escola Naval da Marinha anunciou o adiamento das provas objetivas previstas para serem realizadas nos dias 08 e 09 de junho. Contudo, uma nova data já foi marcada.
A Marinha informou que as provas foram transferidas para os dias 10 e 11 de agosto.
Clique aqui para conferir o comunicado na íntegra.
EEAR
A Escola de Especialistas da Aeronáutica também anunciou que as provas objetivas para o primeiro semestre do ano de 2025 (EA CFS 1/2025) estão adiadas.
O comunicado, emitido pela Força Aérea Brasileira no dia 17 de maio, informa que as provas foram reagendadas para o dia 14 de julho.
A decisão do adiamento pode ser conferida na página inicial da EEAR, clique aqui.
CIAAR
O Comando da Aeronáutica divulgou nota de adiamento de todas as provas previstas para os concursos da CIAAR (Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica) no dia 16 de junho.
As provas já foram reagendadas para o dia 28 de julho.
Confira os concursos que tiveram as provas adiadas:
- EA CAMAR 2025 Exame de Admissão ao Curso de Adaptação de Médicos da Aeronáutica
- EA CADAR 2025 Exame de Admissão ao Curso de Adaptação de Dentistas da Aeronáutica
- EA CAFAR 2025 Exame de Admissão ao Curso de Adaptação de Farmacêuticos da Aeronáutica
- EA EAOEAR 2025 Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica
- EA EIAC 2025 Exame de Admissão ao Estágio de Instrução e Adaptação para Capelães da Aeronáutica
Os candidatos inscritos podem acompanhar o andamento das seleções pelo site da CIAAR https://www2.fab.mil.br/ciaar/index.php/admissao-e-selecao?id=435.
PM SP
A Polícia Militar de São Paulo também divulgou a decisão de adiar as provas para todos os candidatos e realocar aqueles que estão inscritos apenas no polo de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
As provas da PM SP seriam realizadas no dia 16 de junho e agora foram remarcadas para o dia 21 de julho.
Com isso, os candidatos inscritos no polo do Rio Grande do Sul serão automaticamente transferidos para o polo de Criciúma, em Santa Catarina.
No entanto, os candidatos que não desejarem realizar a prova na cidade catarinense devem solicitar a alteração do local de prova para outro município de interesse entre os dias 22 e 30 de maio, diretamente pelo site da FGV, banca responsável pelo certame.
Os candidatos que não solicitarem a alteração permanecerão com a inscrição ativa para Criciúma, devendo, portanto, realizar a prova na cidade.
Informações complementares podem ser obtidas no site https://conhecimento.fgv.br/concursos/pmespsoldado24, através do telefone 0800-2834628, das 08h00 às 17h00, de segunda-feira a sexta-feira, ou ainda pelo e-mail [email protected].
Fuzileiros Navais
As provas do concurso para o Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil também sofreram com o adiamento.
Até o momento, as provas já foram adiadas duas vezes. Na primeira vez, elas estavam previstas para serem aplicadas no dia 21 de maio, após o primeiro adiamento no último dia 07. No entanto, foram novamente adiadas e reagendadas, agora para o dia 04 de junho.
Um novo cronograma também deve ser divulgado em breve para atualizar as datas das próximas fases do certame.
Os candidatos devem consultar o local de provas pelo site da Marinha. No Rio Grande do Sul, as provas serão aplicadas nas cidades de Porto Alegre, Uruguaiana e Rio Grande.
Clique aqui para consultar os locais de prova.