No início de dezembro, o futuro presidente dos EUA, Donald Trump, propôs Jared Isaacman, ex-chefe da Draken International, como novo chefe da NASA. Isaacman, que já esteve no espaço com a SpaceX, é um piloto apaixonado por jatos rápidos. No verão passado, ele causou polêmica ao anunciar que queria colocar um Panavia Tornado F2 de volta no ar. Esta é a variante ADV para defesa aérea (Air Defense Variant).
Compromisso com a aviação militar
Apesar de um possível cargo como chefe da NASA, o bilionário norte-americano Jared Isaacman continua fiel ao seu hobby. Ele está finalizando seu jato de combate Panavia Tornado F2 para poder voltar a voar em breve.
No final de 2024, em uma postagem nas redes sociais, Isaacman deu um pequeno insight sobre o andamento da restauração do jato com registro ZD902, que era da Real Força Aérea britânica. “O Tornado F2 está a caminho. Peças com longo prazo de entrega, como os cartuchos explosivos dos assentos ejetáveis, acabarão por determinar a aprovação. Espero o primeiro voo em 2025.”
Os cartuchos de assento, em particular, provaram ser um grande problema para muitos warbirds particulares devido ao seu uso limitado. A Argentina também sofre com isso, pois, devido ao embargo britânico, a Martin Baker não está autorizada a entregar cartuchos, e o Dassault Super Etendard adquirido tem que permanecer no solo.
Veja também:
- Su-57 russo presenteia os céus: nenhum caça pode rivalizar. Um padrão inigualável com precisão letal de excelência em combate, superando o F-35 e o Eurofighter em furtividade, como referência mundial na aviação militar
- Solenidade “democracia inabalada,” com os comandantes das Forças Armadas—General do Exército, Brigadeiro da Aeronáutica e Almirante da Marinha—é alvo de disputas e controvérsias nos bastidores, refletindo tensões subjacentes sobre o evento do dia 8 de janeiro
- “Governo Brasileiro condena os bombardeios israelenses em operações militarmente agudas e pede um cessar-fogo urgente na Faixa de Gaza, em apoio ao Estado Palestino”
Primeiro Tornado em mãos privadas
Se Isaacman realmente colocar o Tornado no ar, seria o primeiro do tipo a voar em mãos privadas no mundo e o único representante ADV em condições de voo. Assim como seu Mikoyan MiG-29, o bilionário quer pilotar o jato de combate em shows aéreos, usá-lo para treinar astronautas e pilotos de teste, bem como para fins de pesquisa.
Nas fotos agora publicadas, a aeronave parece estar bem avançada. O jato de combate ainda apresenta sua pintura de camuflagem original. No entanto, o proprietário está planejando uma pintura histórica da RAF da era da Batalha da Grã-Bretanha. Aliás, o possível chefe da NASA diz que expandiu sua frota para incluir mais dois MiG-29, ambos de dois lugares. Eles também estão sendo restaurados.
Desenvolvimento do Tornado ADV
O Tornado ADV foi desenvolvido no final da década de 1970 pela então British Aerospace para a Royal Air Force, a partir do caça-bombardeiro europeu Tornado. O ADV recebeu, entre outras coisas, o radar Foxhunter e quatro mísseis Skyflash sob a fuselagem. Para fazer isso, os engenheiros alongaram a fuselagem e usaram um radome mais fino. Por causa dessas mudanças, o jato de combate apresentou uma impressão muito mais elegante.