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O Japão também criou aeronaves maravilhosas para enfrentar os americanos durante a Segunda Guerra Mundial, mas um pouco tarde demais; lista com o Top 3 de caças japoneses

O Japão tinha caças incrivelmente avançados, mas problemas e dificuldades na produção em massa fizeram com que esses aviões nunca tivessem o impacto esperado.

por Rafael Cavacchini
05/02/2025
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Mitsubishi A6M3 Zero, um dos caças mais lendários do Japão. Foto: Divulgação

Mitsubishi A6M3 Zero, um dos caças mais lendários do Japão. Foto: Divulgação

Se o Japão desenvolveu um avião à altura dos rivais americanos, a resposta curta é: sim, mas não deu tempo de aproveitar direito. No final da guerra, o Japão tinha caças incrivelmente avançados, mas problemas como combustível de baixa qualidade, falta de pilotos experientes e dificuldades na produção em massa fizeram com que esses aviões nunca tivessem o impacto esperado.

A Revista Sociedade Militar resolveu dar uma olhada nos principais modelos.

1. Kawasaki Ki-61 Hien (飛燕 – “Andorinha Voadora”)

Caça Ki-61 do 149º shumbutai.
Caça Ki-61 do 149º shumbutai. Foto: Divulgação

Este foi um caça do Japão que causou muita confusão entre os americanos. Cerca de 3.000 unidades foram produzidas. Quando os pilotos dos EUA o encontravam no ar, muitos pensaram que estavam enfrentando um Messerschmitt Bf-109 alemão ou um Fiat G.55 italiano.

Em termos de desempenho, era comparável aos primeiros modelos do P-51, mas com as limitações da indústria japonesa na época – leia-se: motores frágeis, armamento inconsistente e dificuldade de manutenção.

2. Nakajima Ki-84 Hayate (キ84 疾風 – “Vendaval”)

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Se tem um caça do Japão que realmente poderia competir com os melhores dos Aliados, era o Ki-84. O Ki-84 é geralmente considerado o melhor caça japonês produzido em grande número, com velocidade, poder de fogo e manobrabilidade impressionantes.

Mas aí vem o problema: o Japão estava no final da guerra e sem recursos. O combustível disponível era de péssima qualidade, peças de reposição eram raras e os pilotos veteranos estavam sumindo – abatidos ou enviados para missões suicidas.

Então, apesar de ser uma máquina excelente no papel, na prática muitos Ki-84 estavam operando abaixo da capacidade real por causa desses problemas.

3. Kawanishi N1K-J Shiden (紫電 – “Raio Violeta”)

Caça Kawanishi N1K2-Ja Shiden Kai (
Caça Kawanishi N1K2-Ja Shiden Kai (“George”) no Museu Nacional da Força Aérea dos Estados Unidos. Foto: Divulgação

Outro monstro dos céus. O N1K-J Shiden foi considerado por seus próprios pilotos e pelos oponentes um dos melhores caças japoneses.

Diferente do Ki-84, que era um projeto pensado desde o início como caça terrestre, o Shiden nasceu como um hidroavião (N1K “Kyofu”), mas foi redesenhado para uso em pistas convencionais. O resultado foi um caça que podia enfrentar qualquer avião aliado em 1945. Mas, a essa altura, o Japão já estava no buraco e não conseguia produzir esses aviões em quantidade suficiente.

Cerca de 1.000 unidades da primeira versão foram construídas, além de quase 500 da versão melhorada. No entanto, isso não foi suficiente para mudar o curso da guerra.

Os aviões japoneses que nunca chegaram ao campo de batalha

Se a guerra tivesse durado mais um ano, o Japão poderia ter lançado aeronaves revolucionárias. O problema é que a maioria desses projetos nunca saiu do papel ou teve apenas algumas unidades construídas.

1. Nakajima Kikka

Um caça a jato inspirado no Me 262 alemão. Era menor e tinha asas retas, mas era movido por motores turbojato desenvolvidos localmente (baseados no BMW 003). Apenas uma unidade voou antes da rendição japonesa, com 24 ainda em construção.

2. Kyūshū J7W Shinden (震電 – “Trovão Magnífico”)

Protótipo do caça japonês Kyūshū J7W Shinden.
Protótipo do caça japonês Kyūshū J7W Shinden. Foto: Divulgação

O japão fez esse caça de design futurista para a época, com as asas para trás e motor traseiro. Apenas dois protótipos foram construídos, e nenhum entrou em combate. Hoje, apenas partes de um deles existem no Smithsonian.

3. Mitsubishi J8M Shusui (秋水 – “Espada Afiada”)

O Japão tentou copiar o caça Me 163 Komet, o famoso avião-foguete alemão. Só um foi chegou a ir à testes, mas este acabou caindo e matando seu piloto. A guerra acabou antes que outros fossem finalizados.

Se a guerra tivesse durado mais tempo, projetos como o Nakajima Kikka e o J7W Shinden poderiam ter representado uma ameaça real. Mas, no final, a realidade foi cruel: o Japão não conseguiu tempo, pilotos ou recursos para fazer esses aviões mudarem o rumo da guerra.


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