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Conheça o lendário caça da Força Aérea dos EUA: 104 vitórias, nunca abatido e agora ainda mais letal com a versão F-15EX Eagle II

Você sabia que o F-15 nunca perdeu um combate aéreo? Descubra por que esse jato veterano da USAF é atualizado até hoje e segue como peça-chave na defesa global

por Bassani
28/05/2025
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Com impressionantes 104 vitórias em combates aéreos e um histórico que desafia as leis da guerra moderna, o F-15 Eagle é mais que um caça, é uma lenda dos céus. Criado para dominar, ele superou décadas, conflitos e gerações tecnológicas, provando sua superioridade incontestável. Agora, de acordo com informações publicada no site Poder Aéreo, em uma era de ameaças emergentes, o ícone da Força Aérea dos EUA retorna em sua versão mais letal: o F-15EX Eagle II segue relevante, atualizado e pronto para os desafios das próximas décadas.

Origem estratégica e avanços tecnológicos do caça F-15 da USAF

O desenvolvimento do F-15 da Força Aérea dos EUA, começou nos anos 60, quando o Pentágono lançou uma concorrência para projetar um novo caça de superioridade aérea. Quatro gigantes da indústria aeronáutica participaram: Fairchild Republic, North American Rockwell, General Dynamics e a então promissora McDonnell Douglas, que foi escolhida em 23 de dezembro de 1966. A escolha não foi à toa, a empresa já tinha no currículo projetos de sucesso como o A-4 Skyhawk e o F-4 Phantom II.

Entre os principais diferenciais do novo caça da USAF estava o radar com capacidade look-down/shoot-down, capaz de detectar e abater alvos voando a baixas altitudes, um salto tecnológico frente à doutrina de interceptadores voltados apenas para bombardeiros em grandes altitudes. No quesito armamento, o F-15 da Força Aérea dos EUA, levava quatro mísseis AIM-7 Sparrow, com guiagem semi-ativa e instalação conformal na fuselagem, além de mísseis AIM-9 Sidewinder para combate corpo a corpo.

Além disso, mesmo com seu grande porte, o caça da Força Aérea dos EUA, prometia desempenho superior aos concorrentes graças ao impulso de seus motores. Pela primeira vez, a USAF teria um jato com relação empuxo/peso de 1:1, permitindo aceleração vertical contínua, se tornando um marco na aviação militar.

Um ícone ganha asas e quebra recordes na Força Aérea dos EUA

A estreia do F-15 nos céus ocorreu em 27 de julho de 1972, na Base Aérea de Edwards, Califórnia, sob comando do piloto de testes Irv Burrows. Um mês antes, o fundador da McDonnell Aircraft, James S. McDonnell, já havia batizado o caça como “Eagle”. Apenas seis meses depois do voo inaugural, a USAF já autorizava a produção em série.

Logo, a aeronave começaria a quebrar recordes. Com velocidade máxima de Mach 2.5 e impressionante capacidade de subida, o F-15 da USAF fez história em 1975, ao atingir 98.425 pés (quase 30 km de altitude) apenas 3 minutos e 27 segundos após a decolagem, superando inclusive a marca de 102 mil pés naquele voo.

As primeiras entregas ocorreram em 13 de novembro de 1974, com o F-15B, versão biposto voltada para treinamento com plena capacidade de combate. Em janeiro de 1976, o esquadrão 555th Fighter Squadron se tornou a primeira unidade operacional equipada com o caça.

Entrega do nono F-15EX marca avanço na substituição dos caças F-15C/D e reforça capacidade aérea no Noroeste dos EUA

No dia 1º de maio de 2025, a unidade militar específica da Força Aérea dos EUA, a 142nd Fighter Wing da Guarda Aérea Nacional do Oregon, recebeu o nono caça F-15EX Eagle II (designação EX-09, matrícula 21-009), na Portland Air National Guard Base. Esta entrega marca a continuidade da substituição progressiva dos antigos caças F-15C/D por uma plataforma modernizada de superioridade aérea.

Segundo anúncio oficial publicado pela Boeing Defense na rede social X (antigo Twitter), o EX-09 é o primeiro exemplar da segunda remessa do modelo Eagle II, e reforça a implantação da nova frota no noroeste dos Estados Unidos.

O F-15EX Eagle II é equipado com o radar AESA AN/APG-82(V)1, sistema de guerra eletrônica avançado EPAWSS e arquitetura de aviônicos digitais abertos. Essa configuração permite a integração de armamentos modernos, incluindo mísseis de cruzeiro e hipersônicos, além de oferecer maior capacidade de combustível interno e pontos de suspensão adicionais, ampliando seu raio de combate e carga útil em comparação com os modelos anteriores.

Modernização da USAF avança com entregas do F-15EX e substituição completa dos F-15C/D até 2026

O processo de modernização da frota da Força Aérea dos EUA (USAF) visa fortalecer a prontidão de interceptação de aeronaves não identificadas e ampliar a capacidade de dissuasão no Pacífico Noroeste, especialmente diante de cenários internacionais com ameaças aéreas em expansão. A substituição total dos F-15C/D pela nova versão está prevista para ser concluída até 2026.

De acordo com informações da Boeing e do U.S. Air Force Life Cycle Management Center, as entregas do lote 2 continuam ao longo de 2025, com treinamentos operacionais e de manutenção já em andamento. A integração total do esquadrão ao novo sistema está prevista para ocorrer até o fim do ano.

A entrega do EX-09 faz parte de um contrato mais amplo, que contempla até 144 unidades do F-15EX ao longo da década, como parte do plano de modernização da frota de caças da USAF.

Mesmo após cinco décadas de operação, o F-15 segue evoluindo. Os modelos F-15C/D, embora apresentem desgaste estrutural, estão sendo modernizados para permanecer ativos até 2040. A principal razão para essa extensão é o número limitado de caças F-22 Raptor, que nunca foi suficiente para substituir toda a frota de F-15.

F-15EX mantém legado da plataforma com nova geração de caças avançados para a superioridade aérea dos EUA

A aposentadoria dos primeiros F-15A começou em 2009, mas o legado continua com a produção da nova versão F-15EX Strike Eagle II, agora sob responsabilidade da Boeing, que incorporou a McDonnell Douglas nos anos 90. Essa nova geração traz avançados sistemas eletrônicos, melhor capacidade de carga, vida útil prolongada e compatibilidade com armamentos de última geração, como mísseis hipersônicos.

O F-15 da USAF mantém-se em operação como uma das principais plataformas de aviação militar, com atualizações constantes que asseguram sua adequação aos requisitos modernos de superioridade aérea. As melhorias contínuas na aeronave visam garantir sua capacidade de atuação em diferentes contextos operacionais, inclusive diante de cenários geopolíticos em transformação.

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